Coronavírus

Vídeo sobre aplicação errada de vacina em Bragança Paulista é Fake News

publicado em 5 de março de 2021 - Por BJD
Secom

Um vídeo que circula nas redes sociais com insinuações de que uma profissional da saúde não teria aplicado a dose de 0,5ml do imunizante contra a Covid-19 em paciente no sábado, 27 de fevereiro, ocasionou imediata reação por parte da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, que registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil, para que seja apurado crime de propagação de informação falsa.

Segundo a Prefeitura, a profissional que aparece no vídeo tem 35 anos de formação, é concursada há 27 anos pela Prefeitura, e tem larga experiência em campanhas de vacinação. “Assim que tivemos conhecimento do vídeo, imediatamente abrimos um Boletim de Ocorrência sobre Propagação de Fake News.

A Secretaria de Saúde preza sempre pelo bem-estar e qualidade no atendimento de seus pacientes, seja através das unidades de saúde, UPAs, SAMU ou qualquer outro tipo de prestação de serviço na área da saúde”, declarou a administração em nota.

Projeto de Lei 538/2018

Em 11 de março de 2020, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou o Projeto de Lei 538/2018, de autoria do deputado estadual Edmir Chedid, que determina que toda informação falsa veiculada com o objeto de se conseguir benefício próprio, pode acarretar em multa de até R$ 5,5 mil. Considera-se infrator quem elabora, divulga e usa mecanismos automáticos de propagação de comunicação em meios virtuais.

Conversas no Facebook