Coronavírus

Vereadores encaminham propostas ao Executivo para o enfrentamento à Covid-19

publicado em 30 de abril de 2020 - Por BJD
DCI

A Câmara Municipal realizou na última sexta-feira, 24 de abril, reunião virtual para discutir estratégias para enfrentamento da Covid-19.

Dentre as sugestões que seguem como indicação para análise do Executivo, os vereadores propuseram a implementação de estratégia de atendimento na saúde mental e para pacientes que estão com tratamento de outras enfermidades suspensos, flexibilização do comércio e instalação de torneiras para higienização das mãos em alguns pontos parada de ônibus.

Como estratégia de saúde, os vereadores Marcus Valle (PV) e Antônio Nunes (MDB) destacaram a importância do restabelecimento do atendimento de saúde mental durante o período de isolamento. Antonio Nunes também propôs ao Executivo, em parceria com os vereadores Mário B. Silva (DEM) e Sebastião Garcia (DEM), a adoção de um protocolo de comunicação para prestar esclarecimentos aos usuários da rede municipal sobre os tratamentos médicos que estão suspensos no período.

Sobre o enfrentamento à Covid-19, a vereadora Beth Chedid (DEM) informou que fará a indicação ao prefeito para a instalação de torneiras para higienização das mãos de usuários de transporte coletivo em pontos de grande concentração de passageiros. Ainda como estratégia de prevenção, o vereador Luís Henrique Duarte (PV) reforçou a importância da orientação aos frequentadores da Represa do Jaguari para evitarem aglomerações.

MoufidDoher (Podemos) solicita a dispensação de máscaras e álcool em gel para a população nas Unidades Básicas de Saúde.

Na expectativa da reabertura do comércio a partir do dia 11 de maio, a vereadora Fabiana Alessandri (MDB) e o vereador Antônio Nunes propuseram a retomada gradual de salões de beleza. Já a vereadora Rita Leme (DEM) falou sobre a possibilidade da abertura de academias de ginástica. Para o vereador Claudio Duarte (Patriotas), cabe ao município a elaboração de um planejamento para retomada conjunta dos setores.

O vereador Moufid sugeriu à Secretaria Municipal de Agronegócios a organização de evento no Posto de Monta para a comercialização de flores no Dia das Mães. Diante do cancelamento de eventos como Maio Cultural e o Festival de Inverno, o vereador Luís Henrique falou sobre a importância de medida de apoio financeiro aos artistas da cidade, com a tendência de retomada das atividades do setor apenas no segundo semestre de 2021.