Coronavírus

Uso de máscaras deve ser acompanhado de cuidados de higiene e isolamento

publicado em 30 de abril de 2020 - Por BJD

Colocar peças de pano ao sair de casa ajuda a evitar contaminação por COVID-19; é importante seguir orientações de manuseio

O uso de máscaras para as pessoas que precisem sair de casa é obrigatório em Bragança Paulista. A medida é mais uma das recomendações de prevenção ao novo coronavírus. O uso de máscaras, no entanto, precisa estar sempre atrelado a outros dois cuidados essenciais: a higienização frequente das mãos e o isolamento social.
A Secretaria de Saúde recomenda também que as pessoas façam as suas próprias máscaras, de tecido, garantindo assim quantidade suficiente de máscaras cirúrgicas para os profissionais de saúde.

VEJA ALGUNS CUIDADOS
A máscara caseira precisa ter duas camadas, seja de pano ou de TNT. E devem ser sempre manipuladas pelas alças ou tiras.
Também é importante higienizar as mãos antes e depois de colocar a peça e usá-la por no máximo 3 horas.
As recomendações do Ministério da Saúde são claras: é preciso trocar a máscara quando ela ficar úmida e lavá-la todos os dias.
A higienização dessas máscaras deve ser em uma solução com água sanitária em uma proporção de 10 ml (mais ou menos uma colher de sobremesa) para meio-litro de água. O ideal é deixá-la entre 10 a 20 minutos na solução.
Depois de seca, você pode usar essa máscara novamente, mas é importante destacar que só esse tipo de máscara que pode ser lavada e reutilizada. A cirúrgica e a N95 não podem ser lavadas.