Coronavírus

USF disponibiliza ambiente especializado em apoio ao combate da pandemia

publicado em 19 de março de 2021 - Por BJD
O espaço cedido pela USF abriga o Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação Realística da Faculdade de Medicina (Acervo USF)

A Universidade São Francisco (USF), solidária aos esforços no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na Região Bragantina, disponibilizará de forma gratuita ao Poder Público o espaço físico do Laboratório de Habilidades e o Centro de Simulação Realística, do Campus Bragança Paulista, com infraestrutura necessária para o atendimento e tratamento de pacientes com Covid-19.

O espaço deverá abrigar 30 leitos de enfermaria e quatro de UTI, que atenderão os 11 municípios que compõem a Região Bragantina. A expectativa é que os leitos de UTI sejam instalados na próxima semana, e os de enfermaria em até 15 dias.

Inaugurado em 2017, o Centro de Simulação Realística é um espaço que possui moderna infraestrutura para o desenvolvimento de habilidades práticas e comportamentais aos futuros profissionais da saúde, e permite adaptações para tornar-se um ambiente hospitalar real, para o enfrentamento de situações de emergência, como a do momento atual.

“Trata-se de uma proposta que surgiu da equipe de profissionais da USF e, após diversas ponderações, a Universidade compreende que o momento é de apoio mútuo e de fortalecimento da sociedade. Em situações como esta, a Missão Franciscana da instituição se faz necessária, principalmente no campo da solidariedade e ajuda humanitária”, afirmou o vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa.

Durante este período, as atividades do Laboratório de Habilidades e Centro de Simulação Realística serão remanejadas para outros ambientes da Universidade.

MAIS LEITOS PARA A REGIÃO

No início do mês, o deputado estadual Edmir Chedid anunciou a liberação de R$ 1,7 milhão para a implantação de mais 16 leitos de UTI para a Região Bragantina, na Santa Casa de Bragança Paulista e no Hospital Novo Bragantino. O Governo de São Paulo afirmou que está garantida a verba para o custeio desses novos leitos.

No momento, a Região de Bragança Paulista conta com 49 leitos de UTI (16 no Hospital Universitário São Francisco, 03 no Hospital Bragantino, 23 no Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista e 07 na Santa Casa de Socorro; e 36 de enfermaria (30 na Santa Casa de Bragança – Hospital de Campanha e 6 Hospital Bragantino).

REUNIÃO COM O DEPARTAMENTO REGIONAL DE SAÚDE

Na tarde de quinta-feira, 18 de março, a diretora do Departamento Regional de Saúde de Campinas, Mirella Povinelli, visitou as instalações da Universidade São Francisco. Após a visita, a diretora da DRS VII se reuniu com o deputado estadual Edmir Chedid e com a secretária de Saúde Marina de Oliveira, oportunidade em que foi relatada a necessidade de leitos de UTI e enfermaria para os residentes no município e região.

Conversas no Facebook