Coronavírus

Serviços do Detran e Poupatempo devem permanecer fechados até segunda ordem

publicado em 29 de maio de 2020 - Por BJD
Divulgação

Em entrevista coletiva no início da tarde desta sexta-feira, 29 de maio, o secretário estadual de Governo e vice-governador Rodrigo Garcia afirmou que as unidades do Poupatempo e do Detran não irão abrir a partir da próxima segunda-feira, 1º de junho, ou seja, devem permanecer fechados até segunda ordem.

“Embora alguns municípios decretem a abertura gradual a partir de segunda-feira, os serviços do Estado permanecerão fechados, pois existem muitos serviços online”, afirmou Rodrigo Garcia.

Em Bragança Paulista, a unidade do Detran funciona nas dependências do Poupatempo, no Bragança Garden Shopping.

RENOVAÇÃO CNH

Segundo o Detran, quem precisar renovar a CNH poderá realizar a sua solicitação online pelo portal do Detran/SP e agendar o exame com  um profissional credenciado. A renovação simplificada abrange todas as categorias da Carteira Nacional de Habilitação, mas não é possível em mudança de categoria. O atendimento nas clínicas médicas será feito com os devidos cuidados de higiene e saúde, sempre com o uso de álcool gel 70% e máscara, equipamento de proteção individual obrigatório tanto para o profissional da saúde quanto para o paciente.

De acordo com o Detran, o intervalo de tempo entre uma consulta e outra deve ser de 15 minutos. Após aprovação no exame, o cidadão poderá baixar sua CNH Digital atualizada no celular pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível nas plataformas Android e IOS.

A segunda via da CNH é disponibilizada 100% digital no Estado de São Paulo. O documento (CNH ou Permissão para dirigir) pode ser obtido por: perda, furto, roubo ou mau estado de conservação. A versão digital estará disponível ao cidadão de forma online para download no aplicativo “CDT – Carteira Nacional de Trânsito” do Governo Federal. O novo documento possui a mesma validade da habilitação original. O interessado faz o pedido pelo portal do Detran.SP: www.detran.sp.gov.br e obterá o documento pagando as devidas taxas.

CONTRAN

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou uma deliberação ampliando e interrompendo os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. A medida faz parte das ações do governo de auxiliar a população no enfrentamento aos impactos do novo Coronavírus no setor de trânsito e transportes brasileiro.

No âmbito da fiscalização, fica interrompido, por tempo indeterminado, os prazos para que o condutor possa dirigir com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 19/02/2020. Este prazo aplica-se também para a Permissão de Dirigir (PPD) e para expedição de Certificado de Registro de Veículo (CRV) em caso de transferência de propriedade de veículo adquirido desde 19/02/2020; registro de licenciamento de veículos novos — desde que ainda não expirados.

Conversas no Facebook