Coronavírus

Produtores rurais auxiliam Prefeitura na desinfecção contra o Coronavírus

publicado em 3 de abril de 2020 - Por BJD
Ruas, praças e entradas de hospitais foram desinfetados. Ação continuará nos próximos dias (Secom)

Agricultores do município reforçaram o plano de ação de combate ao Coronvavírus (Covid-19) da Prefeitura de Bragança Paulista, na desinfecção de ruas, praças e avenidas da cidade.

Desde a última semana, a Secretaria Municipal de Serviços está intensificando a higienização e limpezas de vias e locais de grande movimentação pública. No dia 26 de março, a ação aconteceu em diversos bairros da cidade e contou com o apoio de produtores e agricultores parceiros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, que cederam maquinários e equipamentos como tratores e pulverizadores para auxiliando nos trabalhos.

A ação contou com a participação de 12 agricultores com tratores e equipamentos, além de 4 caminhões da Secretaria de Serviços.

Em pronunciamento nesta semana, o prefeito Jesus Chedid comentou as ações tomadas pela Prefeitura no combate ao Coronavírus. “Temos que enfrentar. Estamos higienizando a cidade: pontos de ônibus, acesso aos hospitais, praças de maior movimento. Quero agradecer aos agricultores e proprietários rurais, que têm cedido seus tratores, pulverizadores e equipamentos para higienizar a cidade, tudo sob a orientação de um químico, e em horários determinados”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Desenvolvimentos dos Agronegócios, Gislene Bueno, intermediou a participação dos produtores e agricultores locais para ampliar as atividades para atender a demanda da cidade com mais agilidade. “Nós só temos a agradecer a todos os produtores rurais que nos apoiaram de imediato e abraçaram a causa. Temos aqui hoje 12 produtores que vieram com suas máquinas e equipamentos auxiliar nessas atividades, que beneficiarão a todos. A Prefeitura tem feito um trabalho atuante, para que possamos combater a disseminação desse vírus”, relatou Gislene.

O secretário municipal de Serviços Aniz Abib Júnior pontuou que todas as secretarias municipais estão unidas em busca de meios de combater o Coronavírus, e que nessa ação não foi diferente. “Estamos trabalhando bastante com as orientações do prefeito Jesus Chedid, que determina as ações.

Contamos também com a experiência da secretária de Saúde [Marina Fátima de Oliveira] que está instruindo todos em relação ao vírus. Hoje estamos com uma ação que já vem acontecendo diariamente, iniciamos pelos pontos mais críticos em relação à propagação do Covid-19, como unidades de saúde, pontos de ônibus e, com esse apoio dos produtores rurais vamos abranger toda cidade”, afirmou Aniz.

Os trabalhos aconteceram em diversos pontos dos bairros como Parque dos Estados, Jardim Águas Claras, Jardim São Miguel, Parque Brasil, Green Park, Jardim da Fraternidade, região central, bem como nos acessos ao Hospital Universitário São Francisco, Santa Casa de Misericórdia, UPAs Bom Jesus e Vila David.

“Estamos usando uma solução de Hipoclorito de Cálcio, o mesmo utilizado em limpeza de piscina, que não causam risco à saúde da população. A aplicação do produto é realizada no fim da tarde e no período noturno por diversas razões, uma delas é a volatilidade do Cloro, que sem a luz solar permanece mais tempo reagindo nos locais aplicados”, explicou Paulo Montagnana, químico responsável que está acompanhando os trabalhos.

Os serviços devem continuar nos próximos dias e repetidamente atendendo todos os bairros.

ISOLAMENTO SOCIAL

Ainda durante pronunciamento no início da semana, o prefeito Jesus Chedid reforçou aos munícipes a importância do isolamento social para evitar a proliferação do vírus. “Solicito o apoio da população, se recolhendo da melhor forma possível.

As autoridades sanitárias, secretários de estado e ministro de Saúde estão recomendado o isolamento social. Vamos ter calma. Vamos enfrentar essa crise e sair dela mais uma vez, se Deus quiser. Precisamos da colaboração de todos. Precisamos juntar forças”, afirmou o prefeito.

Além do isolamento social, outras recomendações importantes são: cuidados de higienização pessoal e evitar aglomerações. As orientações são principalmente aos idosos com mais de 60 anos, pois eles possuem maior vulnerabilidade ao vírus e precisam tomar todos os cuidados recomendados. É essencial que neste momento delicado, este grupo colabore e se resguarde em suas residências o máximo possível.