Coronavírus

Pesquisadora da USF integra projeto para diagnóstico inovador da Covid-19

publicado em 24 de julho de 2020 - Por BJD
Da dir. para a esq.: a pesquisadora Andreia Porcari e o aluno de mestrado, Alex Rosini (Divulgação/USF)

Além da USF, projeto tem parceria com a Secretaria de Saúde local, Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia, Universidade do Texas (EUA) e Mackenzie

A pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), Andreia Porcari, é uma das responsáveis por um projeto que propõe um método inovador para detecção da Covid-19.

Este foi um dos 30 projetos selecionados entre mais de 600, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no edital de seleção emergencial, que tem como tema “Prevenção e combate a surtos, endemias, epidemias e pandemias”, com resultado divulgado neste mês.

O trabalho “Validação multicêntrica de biomarcadores diagnósticos e prognósticos de Covid-19 utilizando a nova caneta analítica MasSpec Pen e espectrometria de massas”, ocorre através de uma parceria internacional com a Universidade do Texas, através da premiada Livia Eberlin, criadora de uma caneta capaz de detectar assinaturas químicas do câncer, chamada de Masspec Pen. A ideia é utilizar essa caneta para realizar o diagnóstico da Covid-19 de forma simples, rápida, de baixo custo e com alta eficiência.

A USF, responsável pela etapa de coleta de amostras e dados clínicos, estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista, através da qual irá coletar amostras de pacientes hospitalizados por suspeita ou diagnóstico de COVID-19. O projeto conta ainda com a colaboração da Unidade Integrada de Farmacologia e Gastroenterologia (Unifag), que fica nas dependências do Hospital Universitário São Francisco (HUSF).

Além da USF, da Unifag, da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista e da Universidade do Texas, participa também do projeto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, através dos pesquisadores Prof. Dr. Marcos N. Eberlin, Prof. Thiago Canevari e Prof. Manuel Salustiano.

Conversas no Facebook