Coronavírus

HUSF receberá mais três respiradores para o tratamento de Covid-19

publicado em 29 de julho de 2020 - Por BJD
Hospital Universitário São Francisco possui 10 leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 (Bragança-Jornal)

O governo estadual, por meio da Secretaria da Saúde, confirmou nesta terça-feira, 28 de julho, a liberação de mais três respiradores pulmonares ao Hospital Universitário São Francisco (HUSF), destinados para o tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19.

De acordo com o deputado estadual Edmir Chedid (DEM), que reivindicou esses equipamentos, os respiradores pulmonares poderão resultar no aumento da capacidade de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Desta forma, pudemos contribuir para a manutenção e consequente ampliação das atividades desempenhadas pelos profissionais que atuam diretamente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI)”, comentou.
Membro efetivo da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesp), o parlamentar destacou que esta liberação ao HUSF também se fundamentou em critérios técnicos estabelecidos pelo Departamento Regional de Saúde (DRS VII), de Campinas – que responde pela Região Bragantina. “Estes equipamentos são essenciais ao hospital, que atende toda a região”, disse.

Além de Bragança Paulista, o governo estadual também liberou três respiradores pulmonares para o Hospital Regional de Jundiaí e outros três para o Hospital Estadual de Sumaré. “No total, o Poder Executivo liberou mais de três mil respiradores desde o início da pandemia do coronavírus no Estado de São Paulo. Esta atividade foi acompanhada pela Alesp”, finalizou Edmir Chedid.

3.097 RESPIRADORES DISTRIBUÍDOS PARA TODO O ESTADO

Durante entrevista coletiva à imprensa realizada na terça-feira, 28 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, membros do Governo do Estado e do Centro de Contingência do coronavírus anunciaram novas medidas no enfrentamento da pandemia em SP. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, fez balanço da distribuição de respiradores e anunciou o total de 3.097 destes equipamentos entregues em todo o estado.

“Estas medidas possibilitaram manter todo o território paulista com uma capacidade hospitalar que mais do que dobrou, atingindo índices superiores a 33 leitos por cem mil habitantes”, afirmou Vinholi.

Nesta semana, informou Vinholi, são mais 111 respiradores a serem distribuídos nas regiões de Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas (entre os quais os que serão enviados ao HUSF), Franca, Grande São Paulo, Marília, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Taubaté.

“Seguimos trabalhando para o aumento da capacidade hospitalar nas demais regiões de SP, ao longo da semana vamos trazer novidades para as regiões na fase vermelha e algumas na laranja também”, anunciou Vinholi.

Conversas no Facebook