Coronavírus

Covid-19: Incidência de casos é maior entre adultos até 59 anos, mas letalidade é alta em idosos, analisa secretária de Saúde

publicado em 30 de abril de 2020 - Por BJD

Na manhã de quinta-feira, 30 de abril, a secretária municipal de Saúde, Marina Fátima de Oliveira, apresentou durante a live diária que faz nas redes sociais da Prefeitura, uma análise dos casos do novo coronavírus em Bragança Paulista.

A incidência de casos é maior entre os adultos até 59 anos, mas letalidade é alta em idosos.

O município registrou até quinta-feira, 30 de abril, 226 notificações, sendo 119 descartadas, 79 confirmadas e 28 sob investigação. O número de curados é 47. Segundo os gráficos apresentados pela secretária, dos 79 casos confirmados, 59 são de pessoas entre 20 e 59 anos. Nessa faixa etária foram registrados apenas dois óbitos. Em idosos acima de 60 anos, são 20 casos confirmados, com 8 óbitos. Marina reiterou que todos os pacientes que evoluíram a óbito tinham comorbidades.

PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Segundo a Secretaria, 20 profissionais da área da Saúde em Bragança Paulista testaram positivo para Coronavírus e outros 11 estão em análise. Do total de confirmados, 16 já se recuperaram.

Nesta semana a Secretaria de Saúde iniciou a testagem rápida nos profissionais da área da saúde, que somam 1.500 servidores.

Os testes são feitos apenas após o sétimo dia do início dos sintomas de síndrome gripal, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. É importante ressaltar que esse é um teste qualitativo para triagem e auxílio diagnóstico.

ÓBITO DESCARTADO E MAIS UM SUSPEITO

Durante a semana, a Secretaria recebeu os exames que descartaram o óbito de um homem de 55 anos, e a confirmação do óbito de uma mulher de 76 anos por Covid-19. A pasta aguarda outros resultados dos exames.

CASOS POR BAIRROS

Os bairros Euroville e Jardim São Miguel lideram os números de casos confirmados por Covid-19 na cidade, com 5 casos cada um; Planejada II tem 4 casos; Portal Bragança, Jd. São José, Jd. Recreio, Estiva do Agudo, Cruzeiro e Campo Novo tem 3 casos cada; Uberaba, Residencial das Ilhas, Villa Rica, Quinta da Baroneza, Parque dos Estados, Julieta Cristina, Jardim do Lago, Comendador Cardoso, Jardim América, Hípica Jaguary, Colinas de São Francisco e Biriçá do Valado têm dois casos cada. Os bairros com apenas um caso são: Vila Santana, Vila Aparecida, Vem Viver, Santa Luzia, Recanto Elizabeth, Quinta dos Vinhedos, Planejada I, Pe. Aldo Bolini, Matadouro, Lavapés, Lago do Moinho, Jd. Santa Rita de Cássia, Jd. Primavera, Jd. Novo Mundo, Jd. Nova Bragança, Jd. Europa, Jd. do Sul, Jd. Anchieta, Jd. da Fraternidade, Conj. Hab. Francisco Sabella, Colinas da Mantiqueira, Centro e Águas Claras.

CASOS NA REGIÃO

Confira os dados de Coronavírus em algumas cidades da Região Bragantina, de quinta-feira, 30 de abril, fornecidos nos sites das prefeituras.