Coronavírus

Aulas estão suspensas a partir de segunda-feira

publicado em 20 de março de 2020 - Por BJD

Alunos de escolas públicas estaduais e municipais terão as aulas suspensas a partir de segunda-feira, 23 de março. Como medida de segurança, as aulas na rede começaram a ser suspensas gradualmente desde a última segunda-feira, 16.

No Estado, o governador João Doria anunciou na última quinta-feira, 19 de março, a antecipação das férias e recesso escolar de 150 mil professores da rede estadual. Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, terão início na próxima segunda-feira as duas semanas de recesso que aconteceriam em abril e outubro, definidas no novo calendário.

A medida ocorre em prevenção ao contágio e à transmissão do novo coronavírus e foi publicada em Diário Oficial desta sexta-feira, 20. “Estamos antecipando as férias para 150 mil professores e auxiliares e para os 15 mil profissionais do Centro Paula Souza em todo o Estado. Mais informações serão repassadas aos profissionais pelos diretores de ensino”, disse Doria.

A Secretaria da Educação já havia autorizado o trabalho remoto para servidores com 60 anos ou mais, gestantes e portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes não controlada, hipertensão, pessoas em tratamento oncológico, lúpus e HIV que atuem nas escolas, diretorias de ensino e órgãos centrais.

Entre abril e maio, a Secretaria da Fazenda e Planejamento deve efetuar o pagamento das férias a 150 mil professores da rede estadual. Estima-se a destinação de R$ 130 milhões para efetivar o pagamento.

Confira a mudança nas datas
– Recesso escolar (1 semana): de 20 a 24 de abril mudou para 23 a 27 de março
– Recesso escolar (1 semana): de 13 a 16 de outubro mudou para 30 de março a 3 de abril
– Férias escolares (2 semanas): de 9 a 26 de julho mudou para 6 a 20 de abril

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar de Bragança Paulista publicou uma nota aos pais quanto à permanência das crianças e adolescentes em suas residências.

“Informamos que a suspensão das aulas, nesse momento, não irá afetar aqueles que são beneficiados pelo Programa Bolsa Família; no próximo dia 23 as escolas estarão fechadas e as aulas suspensas por tempo indeterminado na Rede Estadual e Municipal”, afirma a nota.

O Conselho ainda orienta: “Que se evitem áreas comuns, parques, shopping, restaurantes entre outros e que aproveitem esse tempo em família, para que haja o fortalecimento dos vínculos afetivos. Neste momento, é importante frisar que as famílias deverão seguir as orientações do Poder Público no que tange a aglomeração de pessoas.

Quanto menor o número de circulação de pessoas, menor o risco de contágio e propagação do vírus Covid-19. Lembramos que neste momento, a responsabilidade, cuidado e proteção das crianças e adolescentes, pertencem às suas famílias”, finaliza a nota.