Coronavírus

Atualização do Plano São Paulo deve ocorrer na sexta-feira

publicado em 5 de agosto de 2020 - Por BJD

Na sexta-feira, 7 de agosto, o Governo do Estado de São Paulo deve fazer a reclassificação das regiões de saúde de acordo com o Plano São Paulo. Conforme cronograma do governo paulista, a atualização ocorre a cada duas semanas.

Na última alteração, que ocorreu no dia 24 de julho, Bragança Paulista saiu da fase vermelha (1) para a fase laranja (2).

BARES E RESTAURANTES

O governador João Doria anunciou nesta quarta-feira, 5, a autorização para que restaurantes, padarias e similares ofereçam consumo local até as 22 horas nas regiões que estejam na fase amarela do Plano São Paulo há pelo menos 14 dias consecutivos. Até então, era permitido atendimento presencial até as 17 horas.

Segundo o Governo do Estado, o consumo local continua permitido apenas em ambientes arejados ou ao ar livre, com obrigatoriedade de assentos – não será permitido que os clientes fiquem em pé. A orientação é que os estabelecimentos atendam os clientes conforme horário agendado previamente, para evitar aglomerações.

A ocupação máxima deve ser de 40% da capacidade dos assentos e o funcionamento precisa ocorrer por no máximo 6 horas diárias, consecutivas ou não, com adoção dos protocolos geral e específicos para o setor. Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes, tirando apenas no momento da refeição.

Embora na fase laranja bares, restaurantes e similares não possam abrir para atendimento ao público, a Prefeitura de Bragança Paulista, em nota divulgada no dia 24 de julho, autorizou o funcionamento de restaurantes, lanchonetes, lojas de conveniência e sorveterias com apenas 40% de ocupação de mesas, liberados ao atendimento presencial de 6 horas diárias, sujeito a escolha do estabelecimento, deixando fixado no local o horário de funcionamento.

Conversas no Facebook