Coronavírus

Anvisa mantém uso de máscaras em ambientes fechados

publicado em 13 de maio de 2022 - Por BJD
Imagem Ilustrativa

18 normas sanitárias de combate à pandemia de covid-19 continuarão em vigor até 23 de maio do ano que vem

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que o uso de máscaras continue obrigatório em locais fechados e onda haja multidões. A decisão foi tomada nessa quinta-feira, 12. O anúncio acontece quase que simultaneamente à divulgação da marca de 1 milhão de mortes decorrentes da Covid-19 nos Estados Unidos. Na mesma data, foi confirmada a circulação em território brasileiro da nova linhagem da variante Ômicron, responsável pela maior parte dos casos da doença e de mortes nos Estados Unidos.

Os diretores da Anvisa avaliaram mais de 70 normas sanitárias de combate à pandemia de covid-19. Dezoito delas serão mantidas até 23 de maio do ano que vem para não causar impactos na política de combate à covid-19. Entre elas, as regras para uso emergencial de medicamentos e vacinas, para a fabricação de testes e para os rótulos de remédios.

Variante – Segundo os pesquisadores responsáveis, a nova linhagem é mais infecciosa que a Ômicron. Com isso, ela consegue fugir da resposta imune de organismos vacinados, ou que já foram contaminados pelo vírus da Covid. Os pesquisadores estão preocupados com essa subvariante, porque ela se dissemina com maior rapidez que a ômicron, já existente no Brasil.

Bragança – Conforme o boletim diário do Covid-19 da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista, seis pessoas aguardam em casa pelos resultados dos testes, e duas estão em isolamento domiciliar. O total de casos confirmados no município desde março de 2020 é de 39.297. O total de notificações até esse dia 13 de maio é de 76.648; dos quais 37.345 foram descartados. O número de óbitos se mantem em 625.

Vacinação – A Secretaria de Saúde de Bragança Paulista mudará o formato para a vacinação contra a Covid-19. A partir de segunda-feira, 16 de maio, a vacinação será sem agendamento, exclusivamente na Antiga Biblioteca, ao lado da Câmara Municipal. Em cada dia da semana será um tipo do imunizante: 2ª-feira, Pfizer adulto; 3ª-feira, Jansen; 4ª-feira, Coronavac; 5ª-feira, Astrazeneca; e 6ª-feira, Pfizer infantil.

Máscaras em voos – A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, no dia 12, a flexibilização das medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves. A obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do avião e nas áreas restritas dos aeroportos continua mantida, além do desembarque realizado por fileiras e os procedimentos de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies. O distanciamento físico continua recomendado sempre que possível.

Contudo, está permitida a volta do serviço de bordo, a retirada da máscara para alimentação e o retorno da capacidade máxima de passageiros no transporte para embarque e desembarque pela área remota.

As atualizações foram feitas após a decretação do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da covid-19.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange