Coronavírus

643 municípios paulistas têm ao menos um caso confirmado de Covid-19

publicado em 19 de agosto de 2020 - Por BJD

Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 643 contam com ao menos uma pessoa infectada pelo novo coronavírus e 508 contabilizam um ou mais óbitos. Os dados são do portal da fundação Seade.

A interiorização da pandemia de Covid-19 já era esperada pelos membros do Centro de Contingência do Coronavírus. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, alertou sobre o panorama de interiorização em coletiva de imprensa do dia 7 de julho.

“É importante registrar que os casos de Covid-19, bem como os óbitos, ocorriam majoritariamente na Capital, em seguida na Grande São Paulo e depois no interior. Verificando os dados e a evolução da doença, constatamos uma inversão desse padrão, determinando a interiorização da pandemia de forma mais contundente nesse período”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Vinholi, a interiorização da pandemia seguia avançando e o número de casos de Covid-19 no interior ultrapassaria nos dias seguintes, pela primeira vez, a capital. De fato esse cenário se concretizou ao final do mês de julho, quando o interior e o litoral ultrapassaram a capital e a região metropolitana em número de casos confirmados.

No dia 18 de agosto, o interior e litoral possuem 334.687 casos confirmados (47,6%), a Grande SP 131.674 (18,7%) e a capital 236.163 (33,6%). No entanto, o estado de São Paulo, com a ampliação de 3.779 leitos de UTI e aplicação do Plano SP, chega a 57% de ocupação hospitalar, e vê estabilização da evolução da pandemia.

Conversas no Facebook