Colunistas

Você e o “Inteiro Ambiente”

publicado em 6 de junho de 2018 - Por Ambiente em Pauta

O que é meio ambiente pra você? Como você está fazendo parte dele?

Quando se fala no termo meio ambiente, é muito comum que se pense em natureza. Uma prova disso, é que se você pesquisar “meio ambiente” no google imagens, vão aparecer diversas imagens de florestas, árvores e vegetação em geral. Essa visão que se tem do meio ambiente como natureza não é totalmente errada, pois a natureza faz parte dele, porém é incompleta.

A visão de natureza que se tem, geralmente não inclui o ser humano, não inclui as cidades, nem a sociedade e o nosso modo de viver como um todo. É como se vissem a natureza em seu estado puro e distante do ser humano, não podendo dessa forma definir o meio ambiente.

Outra visão bem popular a respeito do meio ambiente é de que ele é tudo o que existe ao nosso redor, que ele é o meio em que vivemos.

Essa visão também não é incorreta, pois realmente o meio ambiente é o meio em que vivemos no ambiente, mas a visão acaba dessa forma, se tornando muito ampla, e acaba colocando o ser humano como centro de tudo, esquecendo assim dos outros fatores vivos e não vivos.

Meio ambiente, portanto, vai bem além do que nós não vemos, e pode ser definido como uma interação complexa de configurações sociais, biofísicas, políticas, econômicas, filosóficas e culturais. Assim o “meio” ambiente no sentido de meio em que vivemos, poderia ser chamado de “inteiro” ambiente por envolver todas essas questões citadas na definição acima.

Desse modo os denominados “ambientalistas” ou “defensores do meio ambiente” deveriam ser todos os cidadãos, pois o meio ambiente influencia diretamente no modo como você vive, e o modo como você vive afeta diretamente o meio ambiente, tanto economicamente, como socialmente, como também ecologicamente, e defender isso é nada mais do que defender a sua qualidade de vida e a qualidade de vida de todos.

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, faça essa reflexão sobre sua visão sobre o ambiente, venha com a gente fazer parte dessa aliança de proteção à vida, que é a grande bandeira de quem defende o meio ambiente! Arthur Henrique Allocca, colaborador do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais