Colunistas

Veículo de transformação – A educação ambiental

publicado em 19 de março de 2019 - Por Ambiente em Pauta

Atualmente a sustentabilidade é um tema cada vez mais pertinente em todos os meios de nossa sociedade. Assim, a educação ambiental, que é responsável por possibilitar a sustentabilidade, que deve estar cada vez mais presente em todos meios para que seja possível viabilizar práticas de vida com mais atenção as questões do meio ambiente.

A educação ambiental é algo fundamental para qualquer perspectiva de desenvolvimento sustentável, visto que a mesma permite aos indivíduos construírem um conjunto de valores que permite a percepção de conservação do meio ambiente em todos os sentidos, para atingir um meio sustentável e com qualidade de vida para todos.

Visando uma vida mais sustentável, a educação ambiental assume um papel fundamental nesse processo. A Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9795/1999, apresenta em seu art. 1º: Entende-se por EA os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade (BRASIL, 1999).

Diante de tanta responsabilidade é preciso que no nosso dia, pratiquemos mais ações socioambientais, como cultivar plantas em casa, reciclar os materiais corretamente, economizar água, luz tanto na hora do banho como na utilização de eletrodomésticos e eletrônicos, e principalmente o consumo consciente de bens materiais, pois os mesmos necessitam de muita água, energia e bens naturais para serem produzidos.

Como exemplo, de acordo com a Revista Exame, uma camiseta de algodão precisa de 2,7 mil litros de água para ser feita, um computador 31,5 mil litros, entre tantas outras coisas que estão envolvidas com o termo água virtual, que é o uso da água que não vemos com o produto já finalizado.

Portanto a cada ação e escolha que tomamos no nosso dia a dia, se reverbera em uma consequência positiva ou negativa para nossa sociedade e meio ambiente, logo cabe a cada um de nós refletir sobre nossas atitudes de hoje para podermos ser melhores do que fomos ontem. Laíza Teixeira Pedroso, Tecnóloga Ambiental, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais.