Colunistas

Sobrecarga do planeta Terra

publicado em 7 de agosto de 2018 - Por Ambiente em Pauta

O dia 1° de agosto deste ano ficou marcado como sendo o dia em que a humanidade esgotou os recursos naturais que o planeta é capaz de renovar em 2018, o dia da sobrecarga da Terra.

Para exemplificar, imagine que você tenha estocado alimento para o ano todo na residência, mas o que era para ser consumido em 365 dias foi consumido em 212 dias. Assustador, não é mesmo?! Mais assustador ainda é o fato de que essa data é medida desde 1970, onde o dia da sobrecarga foi registrado em 29 de dezembro, dois dias antes do final do ano, e a cada ano que passa consumimos mais rápido os recursos disponíveis na terra.

Para definir o dia da sobrecarga da terra, a organização Global Footprint Network utiliza a Pegada Ecológica para calcular nosso consumo de recursos. Nesse ritmo de consumo é como se usássemos 1,7 planeta Terra ao ano.

Tal fato vem na contramão do que se vem buscando, ou tentando, desde 1983: o desenvolvimento sustentável, propondo um processo de desenvolvimento que seja economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto, satisfazendo as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das gerações futuras. É necessário que repensemos nossa forma de consumo!

Podemos adotar algumas atitudes simples para tentarmos adiar o próximo dia da sobrecarga da terra: captar água da chuva para reutilizar, utilizar a água da máquina de lavar roupas para limpeza externa da residência, reduzir o lixo orgânico fazendo uma composteira, ter uma horta em casa ou iniciar uma horta comunitária no seu bairro, participar de feiras de trocas, consumir produtos de produtores locais, entre outros.

Cabe a nós mudarmos esse cenário. Raquel da Silva Pinto, Engenheira Ambiental e Sanitarista, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais