Colunistas

Simpósio Ambiente & Educação: Água global, problema local

publicado em 29 de maio de 2018 - Por Ambiente em Pauta

O Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista e a Associação Bragança Mais são duas entidades que desenvolvem ações voltadas ao meio ambiente, cidadania e educação.

A questão dos recursos hídricos sempre foi um tema latente, permeado pela intenção da construção de uma identidade de região produtora de água, com propostas de valorização e preservação dos recursos hídricos.

Como neste ano de 2018 ocorreu o 8º Fórum Mundial da Água e o Fórum Alternativo Mundial da Água, ambos em Brasília e com a participação de algumas integrantes dessas duas entidades bragantinas, vimos a importância de trazer para o contexto regional algumas questões abordadas nos fóruns, possibilitando uma leitura global com enfoque local para os problemas relacionados aos recursos hídricos.

Objetivos

– Proporcionar a construção coletiva de conhecimentos sobre a situação dos recursos hídricos e o posicionamento crítico frente às situações de gestão, preservação e privatização dos recursos hídricos.

– Trazer para o contexto regional algumas questões abordadas nos Fóruns Mundiais da Água (FAMA e FMA), possibilitando uma leitura global com enfoque local para os problemas relacionados aos recursos hídricos.
– Possibilitar a compreensão global e o enfoque local da problemática dos recursos hídricos.

– Estimular a construção da identidade como região produtora de água no território de Bragança e entorno.
Data: 9/6/2018 Sábado. Horário: Das 8h às 14h. Local: FESB – Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 Bairro Penha – Bragança Paulista. Inscrições: on line até 02 de junho na página do facebook do Coletivo Socioambiental facebook.com/coletivobp.

Evento gratuito, aberto à participação de todos que se preocupam com a questão ambiental e desejam conhecer mais sobre a situação dos recursos hídricos em Bragança e região. A participação em todo o evento dá direito a certificado de 06 horas.

PROGRAMAÇÃO

8h00 – 8h30 – Credenciamento e boas-vindas;

8h30 – 9h10 – Mesa 1: Contexto dos recursos hídricos na região bragantina, introdução dos temas abordados nos fóruns da água ocorridos em Brasília e a situação regional dos recursos hídricos. Palavra: Profª Me Maria Cristina Muñoz Franco e Engª Ambiental Raquel S. Pinto;

9h10 – 10h10- Palestra: Educação Ambiental para construção de olhar crítico para os recursos hídricos. Palestrante: Prof. Dr. Sandro Tonso – UNICAMP;

10h10 – 10h40 –Coffe break;

10h40 – 11h40- Mesa 2: Recursos hídricos: desafios da gestão transparente e participativa. Palavra: Secretário Municipal de Meio Ambiente Alexandro de Souza Morais, Eng. Químico/SABESP Adilson Octaviano, Profª Dra. Patrícia Martinelli, Dra. Bruna C. Soldera;

11h40 – 12h30 – Dinâmica: Jogo de papéis e coffe break;

12h30 – 13h30 – Mesa 3: Possibilidades e ações de manejo da água. Apresentação de alternativas aos desafios do uso da água. Palavra: Engª Ambiental Raquel da Silva Pinto, Engº Civil e Permacultor Guilherme Castagna (sócio-diretor da Fluxus Design Ecológico), Profª Engª Agrônoma Dra. Michele Cláudia da Silva (Agronomia FESB);

13h30 – 14h00 – Encerramento: Diálogos finais de sistematização – Manifesto da Água.