Colunistas

Sábado tem Feira de Trocas Sustentável

publicado em 15 de maio de 2018 - Por Ambiente em Pauta

Você se incomoda com a supervalorização do TER em relação ao SER?
Você se incomoda com o consumismo desenfreado?
Você se preocupa com o nosso futuro?
Você acha que as coisas precisam mudar?

Então, você está convidado a participar da 16ª “FEIRA DE TROCA SUSTENTÁVEL”, promovida pelo Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista neste SÁBADO, dia 19 DE MAIO, das 10h às 12h no LAGO DO TABOÃO, junto com a Feira do Produtor Rural. Vamos construir juntos um modelo de economia solidária.

A “Feira de Troca Sustentável” será uma prática onde observaremos as relações de consumo e como se interagem as trocas entre as pessoas. Seguem algumas dicas para quem ainda não participou:

1- O que pode trazer?

Pode ser uma mercadoria ou serviço, tais com algo que você produz, uma receita “secreta” da vovó, livros, CD, DVD, roupas, sementes não Transgênicas, uma poesia, etc., enfim, seja criativo. Os saberes são bem vindos.

2 – Não serão aceitos para a troca bebidas alcoólicas, cigarros e produtos ilícitos.

3 – As relações serão feitas à base de troca, ou troca direta ou rede de trocas. O importante é que não será utilizado dinheiro, nada poderá ser comprado e sim, trocado. O valor de troca será medido entre o necessário e o afetivo, e não numa medida monetária. Ou seja, duas pessoas podem trocar objetos que aparentemente têm valores econômicos muito diferentes.

4 – Outro aspecto importante da feira é que cada um é responsável pelo que leva para trocar, simbolizando que cada um é responsável pelo que compra. Deve levar um número de objetos que consiga ficar num determinado local ou circular com eles, e cuidar deles até o final da feira. Se não conseguir trocar, leva de volta. Traga alguma coisa para demarcar o seu espaço como toalha, canga, etc…

Quanto à metodologia da Feira, não se preocupem, ela vai ser explicada com muita calma pelos facilitadores no início da atividade. O mais importante não é como ela é feita, mas como ela vai acontecer.