Colunistas

Raposão e Noé

publicado em 13 de fevereiro de 2020 - Por João Raposo

Raposão, na semana passada, falava de Belo Horizonte e das belas Minas Gerais, tão “azaradas” (assoberbadas por tragédias como Mariana, Brumadinho, Aécio, Dilma, “7×1” e, agora, enchentes). Bastou falar de Minas Gerais (fala dos outros, fala!) que a nossa São Paulo (e Bragança também) foi tomada pelas águas, “copiando” Minas.

Por isso que Raposão fala: não fale dos outros que as coisas que acontecem com os outros acabam acontecendo com você também! Em São Paulo até Nóe foi visto por lá, tamanha a quantidade de água, mas não conseguiu andar nem um metro com sua “arca”, presa no congestionamento.

Pois bem, por aqui a rotatória do Lavapés, que “caiu” há algumas semanas com as chuvas, está lá firme nas obras de recuperação. Vi, outro dia, uma filmagem feita pelo alto (com certeza por um drone) e parece que uma bomba caiu no local. E, pelo estrago, creio que esta obra vá levar uns bons meses para acabar. Até lá, sigamos nos desvios sinuosos que por lá foram feitos.

Toca o “barco”, digo, o carro!

IMIGRANTES

Outra “coisa” que por aqui também está desmoronando com as águas é um trecho da Avenida Imigrantes, onde justamente foram feitas obras de alargamento do ribeirão que margeia a avenida.

Na época ouvi muita gente “gritar” que estavam tirando a mata que justamente “segurava” as margens do ribeirão e que aquilo iria aumentar o risco da encosta desabar. Enfim, foi o que aconteceu (desabou!), mas se foi ou não por culpa dessa “obra”, só uma perícia para constatar. Tem gente falando que não tem nada a ver, pois foram retirados de lá foram apenas “pés de mamona”. Outros já falam que junto com pés de mamona foram retiradas plantas importantes para fixar ou estabilizar o solo. Enfim, como citei acima, só uma perícia para saber.

Como muita gente andou falando na ocasião da retirada dessa vegetação das margens do ribeirão, isso fez Raposão se lembrar de um velho ditado: “a voz do povo é a voz de Deus”.

E toquemos o “barco”, digo, a vida…

OSCAR DA MENTIRA

Quase o Brasil levou o Oscar e seria a primeira vez que um filme nacional ganharia essa tão famosa premiação. O documentário “Democracia em Vertigem”, que conta um monte de “mentirinhas” sobre o maior falastrão deste país, quiçá do mundo, conhecido como Lula, além de enaltecer o PT e ainda falar do “gólpi” da Dilma, só não levou a estatueta porque não há no Oscar a categoria “filme mais mentiroso”.

Caso tivesse, ganharia fácil! (e me perdoem os que pensam contrário!).

A academia americana sabe diferenciar muito bem o que é “ficção” e o que é “mentira”.

CARTEIRINHA DE ESTUDANTE

A famosa carteirinha de estudante (aquela que permite pagar 50% do valor do ingresso em shows, teatros, futebol, etc., etc.) foi alvo de medida provisória (MP) do presidente Bolsonaro, determinando que o MEC conceda “de graça” tal carteirinha, através do sistema “Carteirinha Digital de Estudante”, onde cerca de 58 milhões de estudantes serão (e já foram) beneficiados, não tendo mais que pagar para ter tal documento.

A economia prevista é de UM BILHÃO!

Anteriormente tal carteirinha era feita pela Ubes e UNE e cobravam por isso, sendo que era a principal receita destas duas entidades, controladas há mais de duas décadas pelo partido comunista PCdoB.

Ocorre que tal MP vai “caducar” no próximo dia 16 de fevereiro, ou seja, se não for votada pelo Congresso volta tudo como antes, com Ubes e UNE cobrando por emitir tal documento. Um líder da Câmara confidenciou que a MP vai caducar com a anuência dos deputados, que consideram uma retaliação do Palácio do Planalto ao PCdoB.

Conclusões de Raposão:
1) Carteirinha de estudante virou negócio bilionário de partido político
2) “Quebrar o monopólio” virou “retaliação”
3) O povo que pague caro em algo que pode ser grátis, tudo em nome de bancar as mordomias de meia dúzia!

Eeeeeeetaaaaa Brasil il il!!!

SE QUER AJUDAR…

…que a carteirinha de estudante continue “de grátis”, escreva para o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, pedindo isso. Aqui os canais:

– tel: (61) 3215-5975
– Facebook: https://facebook.com/RodrigoMaiaRJ
– Instagram: https://instagram.com/rodrigomaiarj
– Twitter: https://twitter.com/RodrigoMaia
Vamos ajudar gente! Vamos ajudar os estudantes a ter carteirinha de graça!

FERNÃO DIAS PÉSSIMA!

Sinceramente, Raposão nunca viu uma estrada “pedagiada” tão ruim quanto a Fernão Dias! Ela não é ruim, ela é muito ruim!

Raposão vai de vez em quando para São Paulo e dificilmente não “pega um buraco significativo” ou uma depressão na pista que faz “o amortecedor bater”, enfim, “a estrada cobra pedágio” e tem por obrigação ser bem conservada.
Não sei se é a OHL ou a Arteris a empresa responsável por tal estrada, mas como diria o apresentador Datena: ajuda “nóis” aí pô!

Fernão Dias está uma vergooooooonhaaaaa há tempos!

UM BOM RESTINHO DE SEMANA…

…a todos e na quinta-feira que vem tem mais (se Deus assim consentir), lembrando que Raposão aceita dicas, opiniões, críticas e, é lógico, elogios (desde já, os agradeço), que podem ser feitos via e-mail, telefone (ver ambos abaixo), “sinais de fumaça” ou cartas para redação do BJD, situada à Av. Antônio Pires Pimentel nº 957, Centro, Bragança Paulista, CEP 12914-000. Acompanhem também Raposão na Internet, pelos sites www.bjd.com.br e no Facebook (Raposão João Raposo Advogados Associados) ou no Instagram (joao_raposo João Raposo Advocacia – Raposão).