Colunistas

“Pour Elise” Ludwig Van Beethoven (1770 – 1827)

publicado em 12 de dezembro de 2019 - Por Odila Baisi

Ludwig Van Beethoven nasceu  a 16 de dezembro de 1770, em Boon (AL), e para homenageá-lo, apresento aqui uma de suas composições mais conhecidas em todo o mundo.

“Pour Elise” é a alegria de muitos alunos de piano e orgulho de muitos pais ao ouvirem seus filhos executar essa peça musical. “Pour Elise” tem ressoado há muito tempo nas casas do mundo inteiro. Sua melodia simples e fluente ecoa docemente nas pontas dos dedos, tornando-se popular entre os novatos e profissionais.

Os estudiosos desconfiam atualmente que a inscrição encontrada no manuscrito possa ter sido incorretamente lida. Os caracteres alemães dos nomes Elise e Therese podem ser confundidos e, na verdade, a obra foi encontrada entre os pertences de Therese Von Malfatti, por quem  Beethoven esteve apaixonado, em certa época. Assim, é bem possível que ele tenha realmente pretendido dedicar a música “Pour Therese”.

Foram muitas as obras de Beethoven, existem 135 composições. A estas podem somar-se mais de uma centena que não tem número, de diversas épocas de sua vida. Deixou também duas Missas e nove Sinfonias.
Ludwig Van Beethoven faleceu em Viena a 26 de março de 1827.