Colunistas

Participação na X Expedição Fotográfica

publicado em 26 de novembro de 2019 - Por Ambiente em Pauta

Entusiasmo! Essa palavra define bem o que foi, para mim, participar da X Expedição Fotográfica do Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista, com o tema “Encontro de Olhares”, voltado para o conjunto arquitetônico de Bragança. Foi um valioso passeio pelas ruas, praças, fotografando as casas de rara beleza e de períodos históricos distintos.

Uma aula de arquitetura, história, fatos importantes e curiosidades que marcaram nossa cidade.
Aprender a importância da função social das construções e da dinâmica do funcionamento da cidade e dos espaços é crucial para um bom desenvolvimento da capacidade de atender cada vez melhor a população como um todo. Aprender a olhar a cidade “com outros olhos” nos gabarita a pensar novos elementos culturais que passam a influenciar novos comportamentos.

Observar, através das paredes, das ruas tem um significado profundo. Comportamentos, manifestações culturais são resgatados e atualizados.

O ponto de encontro para a saída da X Expedição Fotográfica: Encontro de olhares, foi o Teatro Carlos Gomes, ao lado do Jardim Público. Depois descemos pela Rua Conselheiro Rodrigues Alves, Rua Cel. Osório, Rua Cel. Leme, Praças José Bonifácio e Raul Leme, Rua Cel. João Leme, Rua Candido Rodrigues, finalizando na Praça do Rosário.

Foi uma experiência riquíssima.

Contribuição da agente socioambiental Maria Aparecida Christian Vera.