Colunistas

Nas Asas da Canção – Felix Mendelssohn – (1809 – 1847)

publicado em 30 de novembro de 2018 - Por Odila Baisi

Na época de Felix Mendelssohn, a música nas casas eram tão familiares quanto as refeições, especialmente em seu lar. Quando Felix tinha 12 ou 13 anos, já dirigia os cantores e músicos visitantes e fazia algum tempo que escrevia suas próprias canções. “Nas Asas da Canção”, a mais conhecida dentre elas, data de um período posterior e provém de um grupo de seis canções escritas por volta de 1817.

Mendelssohn se casara naquele ano, estava imerso numa programação de concertos, apresentações e encomendas que teriam liquidado um homem menos capaz; no entanto, nada além de graciosidade e aprumo transparece nos compassos delicados desta canção.

Felix Mendelssohn Bartholdy nasceu em Hamburgo em 1809 e morreu em Leipzig, em 1847. É o primeiro dos músicos românticos na Alemanha. Sua carreira prossegue quase mais dedicada à regência do que à criação. Ao lado das suas quatro sinfonias, a que deve juntar-se uma cantata- sinfônica, “Canto de Louvor”, o seu famoso concerto para violino e muitas obras para combinações instrumentais que se destacaram em seus magníficos oratórios, “São Paulo” e “Elias”.