Colunistas

Muzio Clementi (1752 – 1832)

publicado em 6 de fevereiro de 2020 - Por Odila Baisi

Nascido em Roma (IT) em 23 janeiro de 1752, Muzio Clementi foi um músico italiano, provavelmente fo primeiro compositor a escreverpeças dedicadas às possibilidades dinâmicas do modo instrumento de teclas e cordas percutidas: o piano.

Foi quem desenvolveu a moderna técnica pianística usando exemplos de sonatas para cravo pré-românticas de Doménico Scarllatti e de estilo elegante, encontrado nas composições de Carl Philipp Emanuel Bach e de seu irmão Johann Christian Bach, filhos de Johann Sebastian Bach.

Clementi exerceu influências em compositores como Johann Batist Cramer, Frederic Kalkbrenner, Ignáz Mocheles e Carl Czerny, tanto na técnica pianística como nas composições, estudadas por Beethoven, que o tinha como um grande compositor e pianista.

As obras de Clementi foram voltadas ao desenvolvimento técnico em todo o séc. XIX. Ele foi diretor da Philarmonic Societ em Londres, fundou uma editora musical e uma firma de fabricação de pianos. Uma de suas obras mais famosas é a Sonatina em dó maior op. 36 nº 2.

Clementi morreu em 10 de março de 1832 e foi sepultado na Abadia de Westminster (Eveshan-Reino Unido).