Colunistas

Menos agências… menos bancários

publicado em 24 de outubro de 2020 - Por Marcus Valle

Em relação às filas nos bancos, que ocorrem nestes tempos de pandemia e sacrificam a população, é importante registrar as razões que isso  acontece: 1º) os bancos reduziram em muito o número de bancários, sobrecarregando os seus funcionários; 2º) além disso, o número de agências também foi reduzida pelos banqueiros, o que dificulta para clientes e bancários. Isso também ocorre em nosso município, conforme explica o sindicato dos Bancários de Bragança Paulista.

2-    Menos agências… menos bancários II

Só para lembrar, em Bragança Paulista tivemos varias agências bancarias fechadas, tais como o Bradesco da Av. Pires Pimentel, e o Banco Itaú na Av. José Gomes da Rocha Leal. Isso recentemente.

3 – Quatro demissões 

Segundo informações do Sindicato dos Bancários, nos últimos dias as agências locais do Mercantil e Bradesco demitiram, cada uma, dois bancários.

4 – Homicídios em alta

O número de homicídios dolosos (intencionais) aumentou 7% no Brasil no 1º semestre de 2020. São 25.712 casos, contra 24.012 no ano passado, (cerca de 23 por 100 mil habitantes). No Estado de São Paulo o índice é o menor do país (9,2 por 100 mil), mas cresceu neste ano (era 8,9 em 2019); 73% das mortes são por arma de fogo, 19% por armas brancas (faca, punhal, foice etc.) e 8% com outros instrumentos (paus, porretes, esganadura, pontapés etc.). Na pandemia, há menos gente nas ruas, mas mais mortes, o que denota que a saúde mental está afetada.

5 – Direito Penal – Estupro [de embriagado(a)]

Muita gente me pergunta se é crime de estupro manter relações sexuais com pessoa maior de idade que consumiu álcool ou está sob efeito de drogas.

Normalmente não é crime se a pessoa tem consciência do que estava fazendo. Não importa que a droga ou álcool a deixou mais desinibida ou ousada.

No entanto, se a pessoa está muito drogada ou embriagada a ponto de não “parar em pé”, “falar coisa com coisa”, ela não consentiu com a relação, e isso caracteriza estupro. Seria o mesmo que manter relações com alguém que está desmaiado ou em estado de coma.

Lembre-se que estupro não é só a relação sexual (pênis in vagina). Qualquer outro ato libidinoso sexual (relação anal, oral, toques nas partes intimas) já caracteriza o crime.

6- Muita gente não vê e é multada

Muitos motoristas que transitam no sentido Lago Taboão – Santa Helena, ao irem ao Supermercado Convém, entram direto à esquerda e muitos são multados, porque essa conversão é proibida. Embora exista sinalização no local, ela não é tão visível, o que muitas vezes confunde os condutores.

7- Folclore: Ave

Semana passada eu estava na rua, ao lado do meu escritório, abrindo a porta, quando recebi uma mensagem de uma amiga. Ela me mandou a foto de uma ave grande que estava em seu quintal, perguntando: – O que é? Olhei a foto e respondi por mensagem de voz: – é um JACU.

Nesse instante um homem passava pela rua e achou que eu estava falando com ele: – É comigo? Antes que a coisa engrossasse, mostrei a ele a mensagem, ele riu e disse:

– É um JACU mesmo… pensei que você falava de mim.

Na gíria, Jacu é capiau… caipira.