Colunistas

Mãos na terra, no verde e conectar-se com a natureza!

publicado em 7 de abril de 2021 - Por Ambiente em Pauta

Conectar-se com a natureza e misturar-se a ela, é antes de mais nada um extremamente íntimo. Mas as maneiras como escolhemos nos conectar através do contato direto, do sentir a natureza, são inúmeras, e uma delas é através do contato com a terra, com as plantas.

Como viveirista e comerciante de plantas vivencio nestes mais de 380 dias de pandemia o quanto as pessoas procuraram se conectar com a natureza através do plantio de hortas, pomares, jardins e vasos para dentro de casas e apartamentos, tornando os ambientes mais verdes, relaxantes e confortáveis. Tanto é que o conceito de “Urban Jungle”, termo em inglês para selva urbana, nunca foi tão ouvido e praticado no Brasil como atualmente.

Para alguns esta prática está sendo uma terapia, uma forma de se distrair por alguns instantes da triste realidade que estamos vivenciando, e se desconectar de redes sociais, que muitas vezes nos causam ainda mais ansiedade.

Algumas curiosidades: as plantas com flores nos ajudam a relaxar, diminuindo nossos níveis de estresse, principalmente as flores com pétalas roxas, como as violetas ou antúrios; as samambaias são como umidificadores naturais para ambientes; folhas coloridas como as da espécie cróton inspiram e energizam a criatividade; sentir a terra em nossas mãos ou em nossos pés canalizamos energias positivas. As plantas também oferecem benefícios para os estudantes. Um estudo de um ano no Royal College of Agriculture em Cirencester, Inglaterra, descobriu que os alunos demonstram 70% mais atenção quando são ensinados em salas contendo plantas.

Não importa se você possui um grande espaço para jardins, terraços verdes ou pequenos ambientes para hortas, plantas medicinais e pequenos vasos. O importante é cultivar, “botar a mão na massa” ou, no caso, na terra e criar uma rotina de regas ou cuidados para as plantas duas ou três vezes na semana, dedicar pelo menos meia hora para jardinagem, observe sempre se a planta precisa de regas mais ou menos frequentes, se o local escolhido está muito ensolarado ou pouco iluminado.

Cultivar plantas dentro de casa propicia uma atmosfera mais viva e agradável para se estar. As plantas purificam o ar e ainda embelezam qualquer ambiente.

Para saber mais: a página A Plant in every classroom, “uma planta em cada sala de aula”, apresenta uma pesquisa interessante sobre os benefícios das plantas de interior na sala de aula. Acesse: https://aplantineveryclassroom.org/research/

Gostaria de sugerir novos temas, opinar sobre os assuntos aqui apresentados ou até mesmo tirar dúvidas sobre como cuidar das suas plantas? Entre em contato: raquelsilp@ hotmail.com

Raquel da Silva Pinto Barros, viveirista, engenheira ambiental e colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais.