Colunistas

II Simpósio “Ambiente & Educação: da Biodiversidade à Restauração de Ecossistemas”

publicado em 28 de maio de 2019 - Por Ambiente em Pauta

O Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista e a Associação Bragança Mais são entidades que desenvolvem ações voltadas para meio ambiente, cidadania e educação, realizando atividades para envolver de diversas forma a comunidade bragantina.

Essas duas entidades, em parceria com a FESB – Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista são responsáveis por promover o II Simpósio “Ambiente & Educação: da Biodiversidade à Restauração de Ecossistemas”.

Bragança Paulista e municípios da Região estão inseridos no contexto da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo. Reserva da Biosfera é uma figura instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para abrigar uma rede de áreas, no globo, de relevante valor ambiental para a humanidade.

Evolução de Diretrizes e ações
A ONU Declarou a década da Biodiversidade (2011-2020). A próxima década se dedicará a dar visibilidade à Restauração de Ecossistemas (2021-2030). Essa nova década dará visibilidade à criação de empregos, segurança alimentar e enfrentamento às mudanças climáticas.

Fazendo um balanço propositivo:  do global ao regional e o local
Com base no fomento das Nações Unidas para biodiversidade e agora com as proposições de restauro de ecossistemas, quais são os desafios regionais e como podemos nos fortalecer para ações e proposições? O evento será gratuito, com emissão de certificado aos participantes. As inscrições devem ser realizadas pelo link https://forms.gle/K1RByVHqQz2z1bNBA

Data: 8/6/2019 Sábado – Horário: Das 8h30 às 13h – Local: FESB – Avenida Francisco Samuel Lucchesi Filho, 770 Bairro Penha – Bragança Paulista. Evento gratuito, aberto para participação de todos que se preocupam com a questão ambiental e desejam conhecer mais sobre a situação dos recursos hídricos em Bragança e região. A participação em todo o evento dá direito a certificado de 05 horas.

PROGRAMAÇÃO
8h30 – Credenciamento e boas vindas
Mesa 01 – Discutir a Relação entre poluição na RMSP e Interior e apresentar práticas ou Ações de Restauração e/ou biodiversidade. Convidados: Julio Chiquetto Barboza – Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e Alexandre Uezu, coordenador do Projeto Semeando Água do IPÊ – Instituto de Pesquisa Ecológicas. Coffee Break com Painéis de Práticas e ações dos Mobilizadores Socioambientais do curso Ecocidadania.

Mesa 02 – Compreender os Ciclos de contaminação dos ecossistemas regionais: o caso dos agrotóxicos e apresentação de Ações de Restauração e/ou biodiversidade.

Convidados: Patrícia Martinelli – Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista, Flávia Balderi – Copaíba e Jorge Belix–Associação Mata Ciliar.