Colunistas

Fogo: é crime

publicado em 29 de junho de 2019 - Por Marcus Valle

         Nesta época de inverno aumentam os casos de incêndios em matas e até em imóveis.

A maioria deles é provocada (para “limpeza” de terreno, balões e até piromania).

Além de crime, fazer fogo é infração administrativa (lei municipal nº 4.236/11, além de normas estaduais e federais) prevendo multas. A proibição é em zona urbana e rural.

2 – Campanha contra o uso de fogo

          Domingo passado, uma grande fumaça tomava conta do centro da cidade e Lavapés. Parecia que havia um grande incêndio em prédio por lá. Mas era fogo num terreno, lá embaixo, próximo à estrada de Socorro. Vereador Marcolino e eu, pedimos campanhas de esclarecimento, alertando para essas queimadas.

3 – Rojões: diminuíram… mas…

          Com a lei municipal nº 4.678/19 (autoria dos vereadores Beth Chedid e Marcus Valle) proibindo soltura de fogos de artifícios com forte estampido (bombas e rojões), reduziu-se consideravelmente (mesmo nessa época de festas juninas) a poluição sonora. Várias festas e eventos tradicionais têm abdicado desse tipo de fogos.

Ainda há muitas reclamações sobre soltura de fogos em casos pontuais (residências etc.). Nesses casos, embora mais difícil fiscalizar, pode-se ligar para o número 4033-1870 ou 4034-6780 (Secretaria do Meio Ambiente) para denunciar. Seria bom que tivesse algum telefone para atendimento noturno.

4 – Crueldade contra animais

          Crueldade contra animais é crime e infração administrativa punível com altas multas (lei municipal de nossa autoria). Há muitos casos, infelizmente, a maioria com cães, gatos e cavalos (qualquer animal silvestre ou domesticado pode ser vítima).

Há várias formas de crueldade: deixar animal sem comida ou água, deixar em local pequeno, preso todo tempo, espancamento, submeter a trabalho excessivo, exposto ao sol ou chuva sem abrigo etc.

Nesses casos pode-se ligar para o número 4033-1870 ou 4034-6780 (Secretaria do Meio Ambiente) para denunciar. Ou pelo e-mail difa@braganca.sp.gov.br

5 – Chatos

          Ninguém aguenta mais esses telefonemas (telemarketing) oferecendo serviços bancários, assinaturas de TVs, Net, planos telefônicos, assinatura de revistas etc.

Ligam a qualquer hora (comercial), incomodando muito.

6 – Obra necessária

          Lago do Taboão terá obras de contenção de assoreamento. Isso é muito importante. De nada adianta retirar a terra (apenas 20% foi retirada) se ela continuar entrando pelo ribeirão e tubulações de águas pluviais.

No entanto, pelo que vimos, os filtros serão colocados apenas nas três entradas principais de água (são dez ao todo).

7 – Reportagem sobre ministro

          A revista Piauí, de junho de 2019, publicou reportagem de 12 páginas relatando a atuação do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que faz o possível para destruir a defesa dos recursos naturais, e desaparelhar e até punir a fiscalização ambiental. Ele alega combater os exageros que certamente existiam, mas sob esse pretexto, transforma as exceções em regras, e faz uma péssima performance. Leia e ficará estarrecido.

Até mesmo os ruralistas e pecuaristas (os mais conscientes) se preocupam com essa atuação terrível que refletirá nas exportações.

8 – Transito: um horror

          Impressionante o trânsito em alguns pontos do nosso município. Em horários de pico, o engarrafamento é enorme, principalmente na Variante do Taboão e Imigrantes.

Para piorar ainda mais, os caminhões de fora, que usam a cidade como atalho, voltaram, pois não há fiscalização.

9 – Identificação das intervenções

          Um projeto de lei, de autoria conjunta entre Marcus Valle e Marcolino, obriga as empresas e concessionárias que estejam fazendo serviços em locais públicos (ruas, praças, avenidas etc.) que se identifiquem com placas.

Muitas vezes, pessoas observam coisas erradas em obras, e não sabem quem é o responsável (na verdade a prefeitura deve fiscalizar sempre).

Sabesp, Comgas, Energisa, Telefônica etc., muitas vezes fazem intervenções em locais públicos.

10 – Time de advogados

          Time de futebol da OAB local, treinado pelo ex-jogador profissional e advogado Marcos Tulio, está disputando campeonato estadual, e é líder da chave de região. Hoje, às 10h00, no estádio ao lado do Tanque do Moinho, jogará contra Piracicaba.

11 – Comgás

          Empresa Comgás foi muito rápida e atenciosa em reparar placas colocadas no piso da Av. Norte – Sul, e que causaram reclamações. Prontamente atenderam.

12 – Dengue

          Segundo informações, estamos com 31 casos de dengue em Bragança. É algo muito preocupante.

13 – Dica de filme

          O filme “Rocketman”, conta a história do consagrado músico e cantor inglês Elton John, sua carreira, seus dramas e sua luta contra as drogas.

Embora chocante, ele mostra a recuperação do astro e do homem. Vale a pena.

14 – Folclore: melhor que teste de DNA

O Marcelo Pupo é um grande gozador.

Certa vez, quando um amigo, muito famoso por ser “dinheirista” e “materialista”, teve um filho, ele brincou com o cara,dizendo:

Para fazer o teste de paternidade, coloca uma mamadeira e uma nota de 50 reais ao lado do bebê. Se ele pegar a mamadeira… não é seu.