Colunistas

Dia Internacional do Meio Ambiente: momento de reflexão e imersão!

publicado em 4 de junho de 2019 - Por Ambiente em Pauta

No dia 05 de junho comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente, estabelecido em 1972, durante conferência da Organização das Nações Unidas, em Estocolmo, Suécia. O objetivo desta data é dar visibilidade às questões ambientais, com ênfase no conhecimento e preservação de recursos naturais. O Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais oferecem nesta semana dois eventos que permitem diferentes formas de vivenciar e dialogar sobre questão ambiental na cidade e região.

O II Simpósio Ambiente e Educação, em parceria com a FESB, trará no dia 08 de junho convidados para abordar um tema sensível e atual: Biodiversidade e Restauração de Ecossistemas, indicados pela ONU respectivamente como tema das décadas 2011-2020 e 2021-2030.

Os temas serão apresentados por convidados especialistas na área, que abordarão a relação entre poluição na Região Metropolitana de SP e Interior (Pesquisador Dr. Julio Chiquetto Barboza – EA/USP); contaminação dos ecossistemas regionais: o caso dos agrotóxicos (Profa. Dra. Patricia Martinelli); Ações de Restauração e/ou biodiversidade (Alexandre Uezu, coordenador do Projeto Semeando Água do IPÊ, Flávia Balderi– Copaíba e Jorge Belix– Mata Atlântica).

Durante o evento haverá espaço de trocas sobre as ações de mobilizações socioambientais realizadas pelos participantes do Curso Ecocidadania: formação de mobilizadores socioambientais. Para inscrição e maiores informações do II Simpósio “Ambiente & Educação: da Biodiversidade à Restauração de Ecossistemas” acesse o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScUQA qg4gPSO81MtSzghVcXpPa5WGiRAjFnmP8u Oc1K9rYAIw/viewform. ( A participação é gratuita, terá certificado e os participantes deverão levar caneca para café e água).

Já no domingo, dia 09 de junho, o convite é para Passarinhar! O 17º Vem Passarinhar (Bragança Paulista) tem início às 07h30 no Lago dos Padres. A Atividade é acompanhada por um guia conhecedor de nossas aves para facilitar a identificação. Depois haverá um lanche coletivo (cada participante contribui com o que quiser e puder) e o momento da conversa “Papo de passarinho”.

A atividade de observação de aves contempla formas de lazer associadas ao conhecimento ambiental e dissociada do consumo. Tem ainda a característica de levar as pessoas a espaços físicos verdes da cidade, dando outras perspectivas de uso destes espaços e fomentando o uso das áreas verdes para redução de estresse por atividades ao ar livre! Para maiores informações acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook. com/coletivobp/

Participe! Venha construir e qualificar diálogos sobre meio ambiente no município e região! O mundo que a gente quer, depende do que a gente faz.