Colunistas

Dia da Árvore 21 de setembro

publicado em 18 de setembro de 2018 - Por Ambiente em Pauta

Na próxima sexta-feira, dia 21, é comemorado no Brasil o Dia da Árvore. A escolha da data é devido ao início da primavera no hemisfério sul, que neste ano ocorrerá em 22 de setembro, e o objetivo é de nos provocar a refletir sobre como estamos conservando e/ou preservando nossas árvores, florestas e parques.

As árvores fazem parte do equilíbrio natural, elas retêm dióxido de carbono – CO2 – principal gás do efeito estufa, diminuem a poluição do ar, promovem sombreamento deixando o ambiente mais agradável e mantendo a umidade do ar, são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade, são reguladoras dos índices pluviométricos, conservam o solo, além de serem belas. Uma pesquisa recente, publicada pela Ecology Letters, mostrou que algumas espécies de árvores possuem uma “rede de fungos” subterrânea que conecta as árvores que estão próximas a fim de trocarem nutrientes, uma com as outras.

Segundo o último censo demográfico publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – 71,3% do entorno dos domicílios de Bragança Paulista possuem arborização. Outro índice interessante a ser acompanhado é o Município Verde Azul, que possui o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Dentre suas diretivas está a Arborização Urbana.

Um levantamento inédito realizado pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI)  e publicado no ano de 2017 pelo Journal of Sustainable Forestry, aponta que o Brasil é o país com a maior biodiversidade de árvores do mundo, possuindo 8.715 espécies em seu território, representando 14% das 60.065 espécies existentes no planeta. Porém, destas 8.715 espécies, 2.113 estão na “Lista oficial das espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção”, divididas em três categorias: vulnerável, em perigo e criticamente em perigo.

Nosso papel como cidadãos conscientes é fundamental para conservar e ampliar a arborização em nosso entorno. Ao desejar realizar o plantio de uma espécie arbórea em seu quintal ou na calçada, é importante se atentar a suas características, como altura na fase adulta, preferir as que não necessitam de podas frequentes, se forem frutíferas qual o tamanho dos frutos, não apresentar princípios tóxicos perigosos, ter sistema radicular que não prejudique o calçamento, entre outros. É recomendável entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para tirar duvidas e obter informações sobre plantio.

Para saber mais: Levantamento realizado pela Botanic Gardens Conservation International (BGCI) acesse: http://www.bgci.org

Secretaria do Meio Ambiente de Bragança Paulista: E-mail: smma@braganca.sp.gov.br
Endereço: Rua Albino Dantas, s/n – Centro CEP 12.914-370 (Jardim Público) – Telefone: (11) 4033-1870. Raquel da Silva Pinto, Engenheira Ambiental e Sanitarista, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais.