Colunistas

Concerto para Trompa Nº 3 K.447 W. A. Mozart (1756-1791)

publicado em 29 de agosto de 2019 - Por Odila Baisi

O Concerto para Trompa nº 3 K.447 de Wolfgang Amadeus Mozart foi composto em 1787 para um amigo, o francês Joseph Leutgeb, que estava com 54 anos, mas ainda tinha habilidade para tocar o instrumento. A trompa de então exigia muito mais esforço do que a moderna, por não ter válvulas. Mozart fez quatro concertos, três deles bastante difíceis de serem tocados e com muito colorido.

Acredita-se que o último numerado como se fosse o primeiro, foi iniciado em 1791, ano da morte do compositor, e tenha ficado completo. Ele seria mais simples que os outros devido a idade avançada de Leutgeb, que já se aproximava dos 60 anos e não tinha o fôlego de antes. O concerto deve ter sido concluído pelo mesmo aluno de Mozart que finalizou seu “Réquiem”, Franz Xaver Süssmayt.

Mozart é o caso mais extraordinário de milagrosa precocidade musical jamais conhecida. Nascido em Salzburgo, seu talento musical revelou-se aos quatro anos de idade, e aos seis já tinha adquirido grau de perfeição no cravo, no violino e no órgão. A lista de obras de Mozart é imensa, só podemos compreendê-la pela facilidade de criação que possuía.