Colunistas

Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista é reconhecido e certificado como “ponto de cultura”

publicado em 18 de dezembro de 2018 - Por Ambiente em Pauta

No último dia 11, o Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista foi reconhecido e certificado como “Ponto Cultural” pelo Ministério da Cultura – MinC – por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

Atuante desde 2007, o Coletivo Socioambiental desenvolve ações que promovem a construção de um futuro sustentável, preservando a cultura dos povos tradicionais, bem como a defesa pelos direitos humanos e pela cidadania por meio da educação, abordando questões ambientais, culturais, sociais, econômicas e políticas, articulando a integração de diversos setores da sociedade, agregando força, mobilizando a comunidade, despertando conscientização e incentivando a participação coletiva.

Essa certificação e reconhecimento comprovam que o Coletivo desenvolve e articula atividades culturais no município e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil. Na prática, o Coletivo já é considerado um “Ponto de Cultura” antes de ser certificado pelo MinC, devido ao diálogo que estabelece com sua comunidade e sua capacidade de atuação social e transformação do território.

O reconhecimento como Ponto ou Pontão de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território.

Todas as atividades são realizadas por voluntários que acreditam que “O mundo que a gente quer depende do que a gente faz”. Quer fazer parte desse grupo, ficar por dentro das atividades desenvolvidas? Curta a página https://www.facebook.com/coletivobp/ e fique atento! As datas das reuniões são postadas na página com antecedência.

Para saber mais sobre Cultura Viva acesse: http://culturaviva.gov.br/

Raquel da Silva Pinto, Engenheira Ambiental e Sanitarista, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais.