Colunistas

Biblioteca

publicado em 31 de outubro de 2020 - Por Marcus Valle

A Biblioteca Municipal está fechada, pois vai mudar para o novo Centro Cultural (antigo colégio São Luiz).

Resta saber se ela vai ficar num espaço amplo que comporte todo o acervo de livros, e haja espaço confortável para os frequentadores. Afinal… Biblioteca Municipal é importantíssima para a população e a cultura.

2 – C.A. Bragantino

Como já escrevi duas vezes e publiquei nesta coluna, o time do C.A. Bragantino, que chegou a estar em último lugar no campeonato, tem um excelente plantel, e deve reverter essa situação. É superior a Vasco, Bahia, Curitiba, Botafogo, Sport, Goiás, Fortaleza, Ceará etc. É pra ficar entre 8º e 12º colocado.

Muito simpática a campanha do Red Bull Bragantino contra as queimadas, em conjunto com o Instituto Ipê

3 – Queda de árvores

No domingo, com a chuva, uma grande árvore caiu no Santa Helena, Av. Salvador Markowicz, 100 metros acima da guarita próxima aos dois lagos. A via ficou totalmente interrompida, e eu vi quando um motociclista que transitava (após a queda) bateu na árvore, caiu, e por muita sorte não se machucou. Os bombeiros em pouco tempo após acionados, desobstruíram a rua.

4 – Arborização é fundamental

É muito recomendável uma cidade arborizada. Além da parte estética, as árvores abrigam a fauna, colaboram para que infiltração da água no solo (permeabilidade), e atenuam as temperaturas.

Portanto, a regra é conservar as árvores e plantá-las (espécies e locais adequados), cada vez mais.

5 – Vistorias nos casos de perigo

Mas são comuns pedidos de populares para podas ou cortes de árvores nas ruas e espaços públicos.
Se o popular cortar, comete crime (ou de dano ou da lei 9605/98). Portanto, as árvores devem ser sempre monitoradas e vistoriadas, para evitar perigos de quedas e acidentes. A Secretaria do Meio Ambiente tem profissionais para fazer a constatação.

Com os últimos acontecimentos, muitos comunicados surgem; 1- na Rua Teixeira nº8, Taboão; 2-Rua João Assunção de Toledo Leme; 3-Várias na Av. D. Pedro I. Esses casos foram devidamente comunicados pelos reclamantes, e as árvores devem ser vistoriadas para eventuais providências.

6 – Obras no Lavapés

Apesar dos desnecessários cortes de árvores, as obras no Lavapés foram elogiadas por grande parte da população. No entanto, uma reclamação constante, no que se refere ao trânsito, é em relação aos motoristas que descem a Rua Cel. João Leme, e tem dificuldades de se locomover, sem perigo, quando chegam ao cruzamento.

7 – O número de mortos no Brasil

– 160 mil mortes – na pandemia tem um índice de 75 óbitos por 100 mil habitantes (O Brasil tem 211 milhões de população). Em Bragança, com 170 mil de população e 85 mortes, são 50 óbitos por 100 mil habitantes.

8 – Reclamação

No Jardim Anchieta, Rua do Colégio Adventista, uma autoescola, com constância, realiza seus trabalhos lá (aulas, manobras de veículos etc.) Os moradores da rua se sentem incomodados com a concentração de pessoas, barulho, etc. Não é difícil de resolver a questão, com bom senso.

9 – Folclore: Olha quem fala

Certa vez me encontrei com um grupo de contemporâneos (todos homens acima de 55 anos). Era um evento, e havia muita gente transitando. Daí, dois senhores começaram a falar e analisar as mulheres que passavam.

– Essa é bonitinha, mas pequena!… – essa tem nariz grande!… – essa é meio gordinha  etc. Todos comentários apontando defeitos. Eu e os outros só ouvíamos, constrangidos. Nisso, o Daphinis, que nada dizia, disparou. – Quem só ouvisse a conversa, com esse rigor de qualidades, pensaria que era uma dublagem de papo entre o Tom Cruise com o Richard Gere.