Colunistas

Bartolomeo Cristofori 

publicado em 9 de maio de 2019 - Por 3

Nascido em Pádua, na época República de Veneza, em 04 de maio de 1655, Cristofori foi um fabricante italiano de instrumentos musicais. Fabricou primeiro o cravo e ficou conhecido como o inventor do piano. Como construtor de cravos e como desde criança adorava a música, queria descobrir um jeito de conseguir maior dinâmica de sons, sendo que o cravo já não permitia isso (intensidade dos sons) devido ao seu mecanismo.

Porém, no séc. XVIII o cravo ainda estava no seu apogeu. Com a extensão do teclado, houve a possibilidade de poder tocar em vários registros e com extensão até cinco oitavas, Tudo se fez para tornar o instrumento mais completo possível, mas não possuía as nuances de fraco e forte (uma mesma tecla com mais ou menos intensidade).

Hoje são conhecidos quatro dos seus pianos originais fabricados entre 1710 e 1711. O primeiro projeto foi apresentado em 1698; o primeiro cravo modificado em 1702 e seu primeiro piano em moldes primitivos, um dos de hoje, em 1709.O primeiro básico por traz da criação de Cristofori, por mais que não tenha sido interativo, o destaque é como o apertar as teclas e resultar na característica da melodia.

Foi exatamente esse segredo de piano que fez com que  Bratolomeo Cristofori entrasse para a história, Ele substituiu materiais antigos no interior do instrumento por pequenos martelos criando uma bela melodia que trouxe mais vida às músicas executadas por ele. Foi criador do órgão e violinista, inventor do forte-piano, e principal precursor do piano. Morreu em Florença em 27  de janeiro de 1731 {1/2}.