Colunistas

Amazônia: importância ambiental, cultural e econômica para o Brasil

publicado em 4 de setembro de 2018 - Por Ambiente em Pauta

Com seu vasto território com mais de 8 milhões de km² distribuídos em nove países da América do Sul, sendo mais de 4,1 milhões de km² em território brasileiro, a Amazônia é o maior bioma de nosso pais. Nela existem cerca de 2.500 espécies de árvores (um terço de toda a madeira tropical do mundo) e 30 mil das 100 mil espécies de plantas existentes em toda América Latina (Almanaque Brasil Socioambiental, 2008).

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo: cobre cerca de 6 milhões de km² onde, juntamente com sua floresta, impactam diretamente a estabilidade ambiental do Planeta, sendo essencial para manter a nossa qualidade de vida e a regulação do clima da América do Sul.

Sua floresta, por exemplo, fixa mais de uma centena de trilhões de toneladas de carbono e libera algo em torno de sete trilhões de toneladas de água anualmente para a atmosfera, via evapotranspiração, além de contribuir com outro importante fato: os “rios voadores”.

Para entender melhor sobre os “rios voadores”, imagine a floresta amazônica como um aspirador que “puxa” para nosso continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico. Ao chegar à floresta, esse vapor cai como chuva. Essa chuva evapotranspira e volta para a atmosfera na forma de vapor. Esse vapor é propelido pelo vento, que forma correntes de ar invisíveis que vão da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

Essa corrente de ar, em condições propícias, vai mais uma vez se transformar em chuva e cai em regiões de todo o Brasil. A fauna amazônica contempla, aproximadamente, dois milhões de diferentes espécies, muitas delas exclusivas da região, sendo mais de 1.300 espécies de pássaros e 300 de mamíferos. Novas descobertas de espécies e subespécies são realizadas de forma corriqueira, tamanha a diversidade. No total a floresta Amazônica abriga cerca de 20% de toda a fauna do Planeta.

Estes números, além de demonstrarem a grandiosidade da floresta, evidenciam a necessidade de cuidados intensos para a sua preservação. A riqueza cultural existente na Amazônia também nos chama a atenção, nela vivem cerca de 170 povos indígenas, 357 comunidades remanescentes de antigos quilombos e centenas de comunidades localizadas, como os seringueiros, castanheiros, ribeirinhos e babaçueiros.

Quanto à importância econômica, a extração vegetal, mineral e animal se destacam. Na extração mineral são obtidos, principalmente, calcário e estanho; na extração vegetal existe a atividade madeireira, retirada de castanha-do-pará, coletas de frutas regionais, borracha, plantas medicinais; e na extração animal, a pesca. Este é apenas um breve resumo sobre algumas características importantes da Amazônia. Inúmeros estudos são realizados diariamente sobre essa área, mostrando o quão impactante é sua importância para todo o território brasileiro. Para saber mais sobre os rios voadores acesse o site: http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos-rios-voadores/

Raquel da Silva Pinto, Engenheira Ambiental e Sanitarista, colaboradora do Coletivo Socioambiental e Associação Bragança Mais