Bragantino

Técnico do Operário-PR está há mais de dois anos no cargo

publicado em 1 de setembro de 2018 - Por Silvio Loredo

O técnico Gerson Gusmão apontou a sequência do trabalho como o principal ponto para o acesso do Operário-PR à Série B do Brasileiro. No cargo desde 23 de março de 2016, o treinador é o que está há mais tempo no comando de um clube das três principais divisões do Campeonato Brasileiro.

Em dois anos e cinco meses no comando do Alvinegro, Gusmão conquistou três títulos (campeão da Taça Federação Paranaense de Futebol 2016, da Série D do Brasileiro 2017 e da Divisão de Acesso do Paranaense este ano). Além disso, são três acessos: à Série C do Brasileiro em 2017, à elite do estadual e, agora, à Série B do Brasileiro.

Ele também esteve presente no título paranaense de 2015, quando era o auxiliar de Itamar Schulle. Depois, ele foi para o Novo Hamburgo-RS e trocou o time gaúcho para assumir o comando do Operário, em março de 2016, com a missão quase impossível de evitar o rebaixamento no estadual – o que não conseguiu. Apesar da queda, o técnico foi mantido no cargo e começou ali um processo de reconstrução.

No mesmo ano do rebaixamento, o primeiro título: campeão da Taça FPF, que garantiu uma vaga na Série D do Brasileiro no ano seguinte. Depois, em 2017, fracassou na Divisão de Acesso, mas conquistou o título da Série D e acesso para Série C do Brasileiro.