Bragantino

Novo técnico do Manchester United atuou como consultor do Bragantino

publicado em 30 de novembro de 2021 - Por BJD
Ralf Rangnick deu consultoria a distância ao projeto do Bragantino (Divulgação/RB Leipzig)

O alemão Ralf Rangnick, de 63 anos, anunciado na segunda-feira, 29, como técnico do Manchester United (ING), um dos maiores clubes do mundo, foi mentor da filosofia de jogo do Red Bull Bragantino.

Conhecido por ser um time que aposta em jovens atletas, o Braga adota a marcação pressão no campo de ataque e procura ser sempre intenso. Essa são algumas das características que todos os clubes gerenciados pela marca têm. Uma filosofia que teve como principal responsável o treinador alemão.

Entre 2019 e 2020, Ralf Rangnick foi consultor do projeto da marca com o Bragantino. Quando o Massa Bruta passou a ser gerenciado pela empresa austríaca, Ralf havia acabado de deixar o cargo de técnico do Leipzig-ALE, também controlado pela Red Bull, e virou o consultor geral dos clubes da marca. Ele não chegou a se mudar para o Brasil, mas fazia a consultoria a distância.

Como consultor geral, Ralf era o ponto central nas reuniões de trocas de informações entre as diretorias dos três times da empresa (Leipzig, New York e Bragantino). Nessa consultoria, ele abordava o estilo de jogo, procurava fazer as equipes seguirem o mais próximo possível a filosofia criada por ele e, quando consultado, dava opiniões também sobre contratações.

Com o Bragantino, ele não tinha o poder de decisão para a contratação ou não de um jogador, por exemplo. Ele era consultado, dava opinião se o atleta tinha o perfil para se encaixar na filosofia do time, mas a decisão de contratar ou não era exclusivamente da diretoria do Massa Bruta. Em 31 julho de 2020, Ralf Rangnick deixou a empresa.

Escola de técnicos

Ralf Rangnick é conhecido por ter feito uma “escola de técnicos”. Ele passou a trabalhar na empresa de energéticos em 2012, quando chegou ao Salzburg, da Áustria. A ideia dele era usar a filosofia da empresa de apostar em jovens na Fórmula 1 também no futebol. Mas, além disso, quis desenvolver um método de trabalho e um estilo de jogo que se aplicava desde a base até o profissional.

Durante o período em que Ralf esteve na empresa, entre 2012 e 2020, muitos treinadores do futebol alemão passaram pela base dos times da marca e aprenderam a filosofia implantada por Ralf. Julian Nagelsmann, do Bayern de Munique, e Marco Rose, do Borussia Dortmund, são dois exemplos de treinadores que passaram por essa escola.
Chegada ao Manchester

Segundo o jornal “The Athletic”, o Manchester United contratou Ralf Rangnick. Atualmente, ele era o chefe de Esporte e Desenvolvimento do Lokomotiv Moscou, da Rússia. O acordo com o alemão seria até maio, já que o clube inglês quer um treinador apenas até o fim da temporada. Ainda de acordo com a publicação, Rangnick teria mais dois anos no clube, mas como consultor.

Conversas no Facebook


Secured By miniOrange