Bragantino
CAMPEONATO PAULISTA
publicado em 25 de janeiro de 2022 - Por BJD
Bragantino estreia nesta quinta-feira em Mirassol
Em sua primeira partida na temporada 2022, o Bragantino atuará fora de casa, diante do Mirassol, no Estádio José Maria de Campos Maia, às 20h00, pelo Campeonato Paulista. Campeão Paulista de 1990, o time de Bragança Paulista tem a expectativa de ao menos chegar além das quartas-de-final, fase em que foi eliminado nas duas últimas edições, já sob o comando da Red Bull.
Na segunda-feira, 25, os atacantes Artur e Bruninho testaram positivo para Covid-19 e foram isolados do elenco. O protocolo que o Bragantino tem seguido é de cinco dias de isolamento após a confirmação do primeiro teste. Como Artur fez o primeiro exame na última sexta-feira, o período de isolamento seria até esta terça-feira, 25. O retorno às atividades, separado do elenco, entretanto, vai depender se ainda estiver com sintomas ou não.
O clube fará o último treino antes da partida na manhã desta quarta-feira, 26, e viajará no período da tarde, quando será divulgada a relação de jogadores convocados para a partida.
Além de Artur, existe a expectativa pelos novos contratados: o lateral-direito equatoriano Jose Hurtado, que veio do Independiente Del Valle, o meia Hyoran, emprestado do Atlético-MG, e o atacante Sorriso, contratado do Juventude-RS.

Pré-temporada do Massa Bruta teve cerca de 15 dias de treinos em Braganç (Fotos: Ari Ferreira / Red Bull Bragantino)
VIAGEM LONGA E ADVERSÁRIO FORTE
Além de enfrentar uma viagem longa, de mais de 5 horas e 500 km de distância até a região metropolitana de São José do Rio Preto, o Braga terá um adversário forte pela frente e que conta hoje com uma das melhores estruturas de trabalho do interior de São Paulo.
Semifinalista em 2020 e 2021, o Leão (mesmo mascote do Braga) aposta no retorno do experiente Camilo para fazer um bom estadual e conquistar o sonhado acesso à Série B na sequência da temporada.
O volante Luís Oyama e o atacante Fabrício Daniel, que estavam emprestados para Botafogo e América-MG, respectivamente, estão de volta ao clube. O Mirassol também deve promover vários jogadores que se destacaram no vice-campeonato paulista sub-20 e na Copinha deste ano.
BONS DUELOS
Mirassol e Bragantino sempre protagonizaram bons duelos. No ano passado o Braga eliminou o Mirassol na primeira fase da Copa do Brasil e superou o adversário também pelo Campeonato Paulista, em Bragança. Já em 2020, numa das piores atuações da temporada, o Massa Bruta foi derrotado por 2 a 0, em Mirassol, também pelo Paulista. Em 2012, na semifinal do Troféu do Interior, o Braga superou o rival nos pênaltis, diante de sua torcida. Entretanto, no retrospecto geral, o Mirassol sempre foi uma “pedra no sapato” do Massa Bruta, com oito vitórias contra apenas três do Braga em 14 jogos. Outras três partidas terminaram empatadas.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO PAULISTA
1ª RODADA (FASE DE GRUPOS)
MIRASSOL X RED BULL BRAGANTINO
Estádio José Maria de Campos Maia (Mirassol-SP)
Quinta-feira (27/01/2022) – 20h00
MIRASSOL: Edson Mardden; Rodrigo, Lucão, Thalysson Kelven e Ivan; Neto Moura, Luís Oyama e Camilo; Claudinho, Fabrício Daniel e Zeca. Técnico: Eduardo Baptista.
RED BULL BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan, Fabrício Bruno, Léo Ortiz e Luan Cândido; Jadsom, Eric Ramires e Praxedes (Hyoran); Artur (Bruno Tubarão), Ytalo e Helinho (Sorriso). Técnico: Maurício Barbieri
Árbitro: Salim Fende Chaves
Assistente 1: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Assistente 2: Fabrini Bevilaqua Costa
Árbitro de vídeo (VAR): Adriano de Assis Miranda
CONFRONTOS BRAGA X MIRASSOL
TOTAL:
14 JOGOS
3 VITÓRIAS DO BRAGA
3 EMPATES
8 VITÓRIAS DO MIRASSOL
15 GOLS DO BRAGA
24 GOLS DO MIRASSOL
MANDO DO MIRASSOL:
6JOGOS
2 VITÓRIAS DO BRAGA
4 VITÓRIAS DO MIRASSOL
PELO PAULISTÃO:
10 JOGOS
2 VITÓRIAS DO BRAGA
2 EMPATES
6 VITÓRIAS DO MIRASSOL
JOGOS DA 1ª RODADA
Terça-feira (25/01)
Botafogo x Santo André (19h00)
Corinthians x Ferroviária (21h00)
Quarta-feira (26/01)
Água Santa x São Bernardo (15h00)
Ituano x Novorizontino (19h00)
Inter de Limeira x Santos (19h00)
Palmeiras x Ponte Preta (21h35)
Quinta-feira (27/01)
Mirassol x RB BRAGANTINO (20h00)
Guarani x São Paulo (21h30)
Paulistão repete fórmula de disputa
O Campeonato Paulista, que começou neste domingo, 23, com o duelo entre Novorizontino e Palmeiras, adiantado da quinta rodada em virtude da disputa do Mundial de Clubes da Fifa pelo Verdão, conta com 16 clubes. A fórmula de disputa segue a mesma dos últimos anos.
Na primeira fase, divididos em quatro grupos com quatro equipes cada, os times enfrentam adversários de outros grupos em jogos só de ida (12, no total). Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final.
Os dois com menos pontos, independentemente do grupo, cairão para a Série A2. Os classificados entre a nona e a 14ª posição vão disputar o Troféu do Interior – excluídos desta lista Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo.
As quartas de final estão programadas para 23 de março. Nela, os dois clubes classificados em cada grupo se enfrentam em jogo único – o mando será do time que se classificar em primeiro lugar. Assim: o primeiro colocado do Grupo A enfrenta o segundo do A, enquanto o primeiro do B pega o segundo do B. A ordem se repete para as chaves C e D.
A partir das semifinais (previstas para 27 de março), também em jogo único com mando do melhor classificado, os confrontos serão definidos pela soma de pontos de todas as fases anteriores. O dono da melhor campanha duela contra o quarto. O segundo melhor encara o terceiro.
Os dois classificados fazem a grande final, em jogos de ida e volta previstos para 30 de março e 3 de abril.
Nas quartas de final e semifinais, jogos que terminarem empatados serão decididos nos pênaltis. Na final, o primeiro critério de desempate é o saldo de gols. Se houver igualdade, o título será decidido nos pênaltis.
Os grupos do Paulistão 2022:
- Grupo A: Corinthians, Água Santa, Guarani e Inter de Limeira
- Grupo B: São Paulo, Ferroviária, Novorizontino e São Bernardo
- Grupo C: Palmeiras, Botafogo-SP, Ituano e Mirassol
Grupo D: Santos, Red Bull Bragantino, Ponte Preta e Santo André