Bragantino

Bragantino enfrenta o Santos na Vila Belmiro

publicado em 7 de agosto de 2020 - Por Silvio Loredo
CLEITON PODE SER MANTIDO COMO TITULAR NESTE PRIMEIRO COMPROMISSO DO BRASILEIRÃO 2020. AO LADO, WEVERSON GANHOU A PREFERÊNCIA DO TREINADOR NOS ÚLTIMOS JOGOS DO PAULISTÃO (ARI FERREIRA/RED BULL BRAGANTINO)

Foram 7941 dias desde a última partida do Bragantino no Campeonato Brasileiro da Série A. O distante 12 de novembro de 1998 ainda está marcado na memória de muitos torcedores.

O empate sem gols com o Vitória-BA, no então Estádio Marcelo Stefani, marcou a despedida do Massa Bruta da competição. Era o fim de uma sequência de nove anos na elite do futebol nacional.

A partir deste domingo, às 16h00, essa história volta a ser contada. O Massa Bruta vai a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, curiosamente, o mesmo adversário da estreia daquele último Brasileirão e da estreia no Paulistão deste ano.

Em 98 a equipe teve o comando de Heron Ferreira e, posteriormente, Sérgio Cosme. Hoje, à frente da equipe está Felipe Conceição, que quando do rebaixamento do Bragantino tinha apenas 19 anos e acabara de se profissionalizar como atleta do Botafogo-RJ.

UMA DAS FORMAÇÕES DO BRAGANTINO NO BRASILEIRO DE 1998. EM PÉ – AUGUSTO, NEM, JEFERSON, HUMBERTO, MARCINHO E EMERSON. AGACHADOS – PIÁ, LETO, MARCÃO, RONALDO ALFREDO E REINALDO (ARQUIVO SÍLVIO LOREDO/BJD)

Daquele time podemos lembrar do goleiro Emerson, do zagueiro Nem, do meio-campo Piá, do polivalente Ronaldo Alfredo, e dos atacantes Leto e Reinaldo, este que terminou como artilheiro do time com 10 gols, entre outros.
Hoje a fase é outra, o momento é outro. O RB Bragantino tem um futuro promissor pela frente e este retorno a Série A pode ser apenas o início.

Serão 38 rodadas, com o sistema de pontos corridos, onde aquele que somar o maior número de pontos fica com o título. Os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2021.

CONCEIÇÃO NÃO DIVULGA A EQUIPE

Como de costume, o técnico Felipe Conceição não adiantou a escalação que irá mandar a campo neste domingo, diante do Santos. Ao longo dos últimos dias ele insistiu nas dificuldades da competição, na sequência de jogos (o campeonato vai até 24 de fevereiro, sem intervalos) e da necessidade de utilizar todo o elenco. Assim, serão normais as alterações no time de um jogo para outro.

Certo mesmo são as ausências de Thonny Anderson e Wesley, entregue ao departamento médico. O primeiro faz tratamento na região do púbis e o segundo se recupera de uma cirurgia no joelho.

As dúvidas principais estão no gol, com o possível retorno do até então capitão, Júlio César, ou a permanência de Cleiton, titular nos dois últimos jogos do Campeonato Paulista; na zaga com Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Ligger, disputando duas vagas; no meio-campo, com a presença ou não de Vitinho; e no ataque, entre Alerrandro e Ytalo. Lembrando que o Campeonato Brasileiro da Série A conta com a presença do árbitro de vídeo (VAR) em todos os jogos. SL

FICHA TÉCNICA

CAMPEONATO BRASILEIRO – SÉRIE A – RODADA 01
SANTOS x BRAGANTINO

Equipes prováveis:
SANTOS – Vladimir; Pará, Lucas Veríssimo, Luan Peres e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca (Jobson) e Carlos Sánchez; Marinho, Kaio Jorge (Uribe) e Soteldo Técnico: Pablo Fernandez (interino)

BRAGANTINO – Cleiton (Júlio César); Aderlan, Léo Ortiz, Ligger (Fabrício Bruno) e Edimar; Ricardo Ryller, Matheus Jesus e Weverson; Artur, Alerrandro (Ytalo) e Morato.  Técnico: Felipe Conceição.

LOCAL: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos, AMANHÃ (domingo) 16 horas.

ÁRBITRO: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
ASSISTENTES: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Ricardo Junio de Souza (MG).
QUARTO ÁRBITRO: Adriano de Assis Miranda (SP).

CONFRONTOS NO BRASILEIRÃO

SANTOS x BRAGANTINO
07 JOGOS
03 VITÓRIAS DO BRAGANTINO
02 EMPATES
02 VITÓRIAS DO SANTOS
GOLS DO BRAGANTINO: 10
GOLS DO SANTOS: 12

MANDOS DO SANTOS: 05 JOGOS
01 VITÓRIA DO BRAGANTINO
02 EMPATES
02 VITÓRIAS DO SANTOS
GOLS DO RB BRAGANTINO: 07
GOLS DO SANTOS: 11

ÚLTIMO CONFRONTO: 26/07/1998
EM SANTOS
SANTOS 2 x 0 BRAGANTINO
GOLS: Claudiomiro e Viola.

JOGOS DA RODADA

BRASILEIRÃO 2020 – RODADA 01
HOJE (Sábado), 19 horas:
Em Fortaleza – Fortaleza x Athlético-PR

19h30:
Em Curitiba – Coritiba x Inter-RS

21 horas:
Em Recife – Sport x Ceará

AMANHÃ (domingo) 16 horas:
Em Santos – Santos x BRAGANTINO
Em Goiânia – Goiás x São Paulo
No RJ – Flamengo x Atlético-MG

19 horas:
Em Porto Alegre – Grêmio x Fluminense

JOGOS ADIADOS:
Botafogo x Bahia
Corinthians x Atlético-GO
Palmeiras x Vasco

Conversas no Facebook