Bragantino

Bragantino: 93 anos de existência, mostrando sua força

publicado em 9 de janeiro de 2021 - Por Silvio Loredo

Esta sexta-feira, dia 08 de janeiro, foi muito especial para o Bragantino, a comemoração do 93º aniversário de fundação do clube. Em 1927, devido desentendimentos no Bragança F.C., tradicional clube da cidade, foi fundado o Clube Atlético Bragantino, tendo seu primeiro presidente, José de Assis Gonçalves Júnior.

No dia 8 de janeiro de 1928 foi empossada a diretoria do clube, e essa data é considerada a oficial de fundação, após assembleia realizada em 1930. No ano seguinte, o Braga conquista a Taça Raul Leme sobre o rival Bragança FC, recebendo da imprensa local o apelido de Massa Bruta.

O primeiro acesso à elite do futebol paulista veio em 1965. Em 1979, depois de um período de inatividade, a conquista da chamada ‘Terceira Divisão’, que na realidade era a última divisão profissional existente dentre as competições promovidas pela Federação Paulista de Futebol.

De 1988 a 1991, o Bragantino, teve seu momento mágico no futebol. Acessos para o Paulistão e Brasileirão, Campeão Paulista, Vice-Campeão Brasileiro, Campeão do Torneio Início (1991).

Um novo acesso estadual foi conquistado em 2005. Em 2007, outro título: Campeão Brasileiro da Série C.
Entre idas e vindas, o Braga voltou para a Série A1 do Paulista em 2017, após ser vice-campeão da Série A2. No ano seguinte (2018) conquistou o acesso para a Série B do Brasileiro.

Em 2019, com a chegada da Red Bull sagrou-se campeão da Série B do Brasileiro. Sua última conquista, no ano passado, foi do troféu de Campeão do Interior no Campeonato Paulista. A tradição, aliada à atual gestão administrativa do departamento de futebol do clube, apontam um futuro promissor e, quem sabe, até a chegada do centenário de fundação (2028) outras conquistas possam ser comemoradas. SL

Conversas no Facebook