Atletismo

Bragança quer receber o título de “Capital Nacional do Atletismo”

publicado em 4 de setembro de 2019 - Por BJD
Crédito: Bragança-Jornal

A Câmara Municipal de Bragança Paulista debate nesta quinta-feira, 5, a partir das 19h30, a denominação do município como a “Capital Nacional do Atletismo”.

A proposta foi apresentada pelo vereador Marco Antônio Marcolino (PSDB) à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que apoiou a iniciativa e propôs a realização da audiência para debater a relevância do assunto com a sociedade.

Desde janeiro deste ano Bragança se tornou a sede da CBAt, que ocupa uma área de 14 alqueires em localização privilegiada no município, no Bairro Campo Novo, onde também está o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA). Desde 2018, o CNDA tem recebido competições regionais, nacionais e internacionais, com centenas de atletas, familiares, torcedores e imprensa, o que movimenta de forma relevante o comércio, o turismo e a economia local.

Alguns dados confirmam o impacto do atletismo na economia local. Mais de mil pessoas se hospedaram na cidade para o Campeonato Brasileiro Sub-20, de 31 de maio a 2 de junho; o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, encerrado no último domingo, 1º, teve a participação de 735 atletas, além de técnicos, árbitros, familiares, jornalistas etc.

Já existem tratativas com parlamentares federais para concessão do título e, com a adesão da população, essa oportunidade poderá ser levada adiante.