Atletismo

95ª Corrida Internacional de São Silvestre

publicado em 23 de dezembro de 2019 - Por BJD

A Corrida Internacional de São Silvestre 2019, no dia 31 de dezembro, irá reunir mais de 30 mil corredores brasileiros e estrangeiros.

Bragança Paulista estará presente novamente com um grande número de atletas.

Serão 15 km de percurso, com largada na Avenida Paulista, próximo ao número 2000, e chegada em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, 900.

A programação de largadas no dia 31 começará mais cedo, a partir às 7h25, com a prova das categorias Cadeirantes e Cadeirantes com Guia. Em seguida, a partir das 7h40, será a vez da Elite feminina, ficando para as 8h05min a Elite masculina, Pelotão C e Pelotão Geral.

A 95ª Corrida de São Silvestre terá um esquema especial de acesso à largada e chegada, visando assegurar mais facilidade aos atletas oficialmente inscritos, e informar ao público que pretende acompanhar a corrida. Este esquema será ampliado em relação ao ano passado em infraestrutura e em tempo com a intenção de bloquear ainda mais os ‘pipocas’ e privilegiar os inscritos. No período das 5h às 10h serão permitidos apenas atletas com número de peito em seus respectivos acessos.

O Comitê Organizador solicita que atletas sem inscrição não compareçam, pois não há como dimensionar os serviços e o consumo excessivo pode gerar a falta de serviços e hidratação para os inscritos. Destaca também que essas dinâmicas estão sendo implantadas para melhor atender aos atletas inscritos oficialmente.

Essa Corrida começou com o jornalista bragantino Cásper Líbero, da Gazeta, que se inspirou em uma corrida noturna francesa em que os atletas carregavam tochas. Após assistir o evento em Paris, na França, em 1924, ele quis realizar uma prova noturna em São Paulo, com a primeira edição quase no fim de 31 de dezembro de 1925. Tem esse nome porque homenageia o santo do dia.

A São Silvestre foi disputada na noite de 31 de dezembro até o ano de 1988. Em 1989, passou a ser realizada à tarde. Desde 2012 acontece no período da manhã. E desde 1991 o percurso da prova tem 15 km.