Agenda

Instituto Entrando em Cena dá continuidade à Programação de Férias

publicado em 17 de janeiro de 2020 - Por BJD
Na quarta-feira, dia 22, é a vez da oficina de Brincadeiras da Cultura Popular (Crédito: Jerê Nunes)

Começa na próxima terça-feira, 21 de janeiro, a segunda semana da Programação de Férias gratuita do Instituto Entrando em Cena, com diversas oficinas abertas ao público.

As atividades acontecem de terça a sexta no Espaço Cultural Entrando em Cena, no Lavapés, sempre das 14h00 às 17h00.

Na terça, dia 21, Mariana Duarte comanda a oficina de Pole Giratório, na qual serão trabalhados, inicialmente, os movimentos isolados para, em seguida, uni-los em uma sequência. Esta oficina é indicada para pessoas iniciadas em técnicas aéreas de circo. Menores de idade precisam de autorização, por escrito, de adulto responsável.
Mariana é bailarina e coreógrafa formada Faculdade Angel Vianna. Integrou o Projeto Dança – Máster I e cursou técnicas aéreas de circo na Escola Circo Picadeiro e Galpão do Circo.

Realizou cursos de aperfeiçoamento nas técnicas clássica e contemporânea no Laban Centre For Movement and Dance, London Contemporary Dance School e Greenwich Dance Agency. Foi criadora e co-diretora do Núcleo Desastre por sete anos, com o qual ganhou vários editais (municipais, estaduais e federais), criando espetáculos, circulando pelo Brasil, oferecendo workshops, desenvolvendo e fomentando a pesquisa em artes integradas em São Paulo.

BRINCADEIRAS DA CULTURA POPULAR

Na quarta-feira, dia 22, é a vez da oficina de Brincadeiras da Cultura Popular, com Heri Teófilo e Chris Alcântara. A oficina mistura as linguagens da dança, música e canto e, por meio das danças regionais como o jongo, coco, ciranda, maracatu e cacuriá, apresenta a diversidade da cultura brasileira. Com isso, é possível construir uma educação artística apoiada na cultura corporal dos movimentos, promovendo criatividade, comunicação e expressão, orientadas para a descoberta das capacidades pessoais, além de promover uma formação consistente do indivíduo para a preservação das memórias de matriz africana. Esta oficina é indicada para crianças a partir de 5 anos, adolescentes e adultos.

Heri é fundador e coordenador geral da Cia. Malungos do Baque, brincante popular há mais de 14 anos, integrante da Nação Estrela Brilhante de Igarassu (1824), da cidade de Igarassu (PE), responsável por vários movimentos culturais na Região Bragantina e Vale do Paraíba, juntamente com outros grupos populares.

Chris é arte-educadora, brincante e produtora. Iniciou sua pesquisa em cultura popular com o grupo “As Três Marias”, que realiza festas populares, oficinas e aulas-espetáculos em diversas comunidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

OFICINA DE YOGA

Na quinta-feira, dia 23, Dafnis Cakau de Proença apresenta a Oficina de Yoga – Precisão na Ação, que irá trabalhar o alinhamento postural e força na execução dos yogasanas por contato (em duplas, trios ou quartetos). Está oficina é indicada a todos os interessados, a partir de 13 anos, que pratiquem atividades físicas regularmente há pelo menos 1 ano.

Cakau se dedica ao estudo e às diversas formas de praticar Yoga desde 1997. Em 2012 se apaixonou pelo método Iyengar Yoga e, na busca contínua por aprimoramento, passa a estudar com os melhores professores do mundo no Brasil, na Itália e na Índia.

OFICINA DE FLEXIBILIDADE

Na sexta-feira, dia 24, acontece a Oficina de Flexibilidade, com Kelly Cheretti. A proposta é abordar elementos e exercícios de mobilização articular e alongamento, visando maior amplitude de movimento. Esta oficina é indicada a estudantes de circo, dança e teatro que já tenham alguma vivência corporal. É necessário trajar roupas confortáveis e levar corda e faixa elástica.

Kelly é bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp. Participou como residente do Laboratório da Escola Nacional de Circo, cursou a especialização de Anatomia Aplicada às Artes Circenses, na Santa Casa – SP e, atualmente, é atriz colaboradora na Cia. ParaladosanjoS, aerialista e professora na Cia. do Circo e como parceira da Cia. Corpo Mágico.
Todas as oficinas acontecem no Espaço Cultural Entrando em Cena, Avenida dos Imigrantes, 3334, no Lavapés.
Para dúvidas e informações, entre em contato pelo whatsapp (11) 99125-1911 ou pelas redes sociais do Instituto Entrando em Cena:

https://www.facebook.com/institutoentrandoemcena/
https://www.instagram.com/entrando.emcena/