Agenda

Carnaval 2020 começa neste domingo com o desfile de blocos e trios

publicado em 14 de fevereiro de 2020 - Por BJD
De acordo com a Polícia Militar, o desfile de blocos de 2019 reuniu cerca de 20 mil pessoas. Neste ano, são esperados mais de 25 mil pessoas (Arquivo/Bragança-Jornal)

Neste domingo, 16 de fevereiro, será aberto oficialmente o Carnaval 2020 com o tradicional desfile dos blocos e trios elétricos. A concentração está marcada para as 12h00 com show da Banda Pires na Travessa Riachuelo. O desfile seguirá até as 19h00 e encerrará na Travessa Tupi, no Lago do Taboão.

O tradicional Bloco do Guaraná puxará o desfile que este ano conta seis trios elétricos e 15 blocos, na ordem: Trio do Bloco do Guaraná com a Banda Blis e ala do Guaraná; Bloco Gera Pereira; Bloco Bruno Reis; Trio Brocadinho; Bloco dos Nabus; Bloco Pula Eu; Trio Galera da Breja; Bloco Unidos da Ressaca; Bloco Pac’s; Trio Bunito é Nóis; Bloco Vida Boa; Bloco Piscininha amo; Trio JC e Busca Vida; Bloco Boteco São Gabriel; Bloco Joe; Bloco Os baguá sem freio; Trio da Prefeitura com a Banda Pires; Bloco Linguiça com pimenta; Bloco Vai tomar no cooler; Bloco komboza; Bloco Biriçá e Boa Vista.

Tradição na cidade desde 1977, iniciado pelo Bloco do Guaraná, o desfile de blocos reúne milhares de foliões para celebrar a festa de abertura do carnaval na cidade. Segundo o presidente do Bloco do Guaraná, Rodrigo Munier, como o grupo é tradicional e organizada os desfiles de antigamente, são eles quem puxam a fila dos blocos. “Por tradição, a nossa ala e o trio são os primeiros a saírem”, afirmou.

Neste ano, o desfile ocorre domingo, com concentração na Travessa Riachuelo a partir das 12h00 e saída às 14h00 em direção à Avenida José Gomes da Rocha Leal, na altura do número 10. Diferente do ano passado, a concentração não será mais na Praça Raul Leme. A ideia é deslocar o bloco para uma avenida com menos áreas residenciais e evitar acidentes, proporcionando assim um evento seguro e organizado.

Segundo os organizadores, são esperados cerca de 25 mil pessoas. No ano passado, cerca de 20 mil pessoas participaram do evento, segundo a Polícia Militar.

Mas esse é só o começo das festividades carnavalescas na cidade. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou a programação completa que envolve atividades como os desfiles das escolas de samba, bandas ao vivo e marchinhas.

Confira a programação:

CarnaPraça – De 22 a 25 de fevereiro, na Praça Central.
A festa começa às 14h00 e segue até as 17h00 com as marchinhas de carnaval. Além disso, o evento contará com shows especiais até as 19h00. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, no local, haverá praça de alimentação, banheiros químicos, equipes de fiscalização, ações preventivas da saúde, Guarda Civil Municipal, entre outros.

Confira os shows de cada um dos dias de evento:
Sábado, 22 de fevereiro – show com o cantor Chrigor
Domingo, 23 de fevereiro – show com o Grupo Tudo Novo
Segunda-feira, 24 de fevereiro – show com Katinguelê
Terça-feira, 25 de fevereiro – show com Demônios da Garoa
Baile da Melhor Idade – No dia 22 de fevereiro, a partir das 16h00, no Centro Cultural Geraldo Pereira, com direito a adereços carnavalescos e premiação das melhores fantasias.

CarnaBairro – Das 15h00 às 18h00 na Zona Norte.
De acordo com a Secom, este é o terceiro ano que a Zona Norte também entra na programação do carnaval.

Confira a programação nos bairros participantes:
Henedina Cortez – Rua Dom Bruno Gamberini, sábado, 22 de fevereiro.
Jardim da Fraternidade – Rua Ernesto Vaz de Lima, domingo, 23 de fevereiro.
Parque dos Estados – Avenida Deputado Virgílio de Carvalho Pinto, terça-feira, 25 de fevereiro.
Desfile das Escolas de Samba –  Durante a noite, a folia acontece na Passarela Chico Zamper com o desfile das agremiações bragantinas: Afoxé Nação Nago Mirerê; Escola mirim Herdeiros da Dragão; Escola da Melhor Idade Realeza Imperial; Escola de Samba Sociedade Cultural Fraternidade; Acadêmico da Vila; Escola de Samba Mocidade Júlio de Mesquita; Escola Mirim Vila do Amanhã; Escola de Samba Sênior Imortais da Vila; Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Jovem; Grêmio Recreativo Faculdade do Samba Dragão Imperial e Grêmio Recreativo Carnavalesco Escola de Samba Nove de Julho.

Confira a programação dos desfiles:
22 de fevereiro, sábado – grupo de acesso, escolas mirins, melhor idade e grupo especial
20h30 – Afoxé Nação Nago Mirerê
21h10 – Herdeiros da Dragão
21h50 – Corte do Carnaval
22h15 – Realeza Imperial
22h55 – Sociedade Fraternidade
23h50 – Acadêmicos da Vila
01h00 – Mocidade Júlio de Mesquita

23 de fevereiro, domingo – grupo de acesso, escolas mirins, melhor idade e grupo especial
21h10 – Vila do Amanhã
21h50 – Corte do Carnaval
22h15 – Imortais da Vila
22h55 – Império Jovem
23h50 – Dragão Imperial
01h00 – Nove de Julho

24 de fevereiro, segunda-feira – show de carnaval
23h00 – Show com Péricles

25 de fevereiro, terça-feira – Escolas de Samba do Grupo Especial
20h00 – Corte do Carnaval
20h30 – Acadêmicos da Vila
21h40 – Julio Mesquita
22h50 – Dragão Imperial
00h00 – Nove de Julho