Agenda

BRAGANÇA PAULISTA RECEBE O CORPO – 2° ENCONTRO DE DANÇA

publicado em 16 de outubro de 2019 - Por BJD
Foto: Divulgação

Com objetivo de fortalecer o cenário cultural de Bragança, o evento repleto de ações de dança, acontece de 23 a 27 de outubro.

Com uma extensa programação gratuita, o CORPO – 2º Encontro de Dança oferece espetáculos, sessão de cinema, oficinas dentro de escolas da rede pública e exposições, além de uma residência artística para dançarinos locais e da região.

O projeto surgiu da parceria entre a Casa Lebre, de Bragança Paulista, e a Casa do Movimento, de São Paulo.

A programação do Encontro CORPO tem um olhar contemporâneo e acontece em diversos espaços culturais e educacionais da cidade. Segundo Vera Abib, uma das idealizadoras, e produtora cultural da Casa do Movimento, “as escolhas das atrações aconteceram de forma muito orgânica, aproximando artistas que vivem a arte em sua essência. São artistas que desenvolvem seu trabalho com muito amor e luta. Esta obras são mais do que necessárias para o momento atual.”

Helena Ruschel, responsável pela Casa Lebre, destaca que “o evento é uma ótima oportunidade para aproximar o público da dança contemporânea. Precisamos enriquecer o universo cultural da nossa cidade. Iniciativas como esta, além de oferecer boas alternativas de entretenimento, propiciam trocas de experiências muito ricas, que contribuem com a formação dos artistas locais e do público. A base do nosso trabalho está na formação – importante mencionar que o projeto nasceu com uma residência artística e com oficinas dentro de escolas públicas.

Os destaques da programação são os dois espetáculos de dança contemporânea que acontecem no auditório da USF nos dias 25 e 26 de outubro. O Último Dia, é um solo do artista Henrique Lima, e 400 RABBITS (400 COELHOS), um duo de Marina ABIB e do esloveno Beno NOVAK. Este espetáculo foi produzido com suporte financeiro do governo esloveno. Estreou em Liubliana no início deste mês e agora, através do CORPO, chega ao Brasil.

Segundo Marina Abib, também idealizadora do CORPO, o encontro é um projeto independente. “Conseguimos realizar o CORPO graças aos parceiros que abraçaram este sonho com a gente. Escolas abriram suas portas, outros espaços culturais da cidade toparam acolher nossa programação, pessoas físicas e empresas contribuíram financeiramente para realização desta edição do CORPO. É importante criar este espaço, tão necessário, de troca e livre expressão!”

Sobre os dançarinos dos espetaculos:

Marina ABIB (BRASIL)

Marina Abib Candusso é dançarina e fundadora da Companhia Soma, de São Paulo. Desenvolve uma pesquisa contínua, por meio de referências teóricas e vivências de campo, sobre a construção de uma corporeidade contemporânea criada a partir de matrizes das danças tradicionais brasileiras mescladas com a sua formação acrobática.
Em 2017 estreou seu primeiro solo chamado “A Cabra” realizado em uma coprodução Brasil-Italia e dirigido por André Casca.
Desde 2016, além do trabalho com a sua própria companhia, vive entre Brasil e Europa e atua em diferentes projetos: é colaboradora do Teatro C´art (Italia), faz o olhar externo do espetáculo “Sagapo” (Italia); dança no espetáculo “Raízes” da companhia belga Untamed; e atualmente está em criação do novo projeto em cocriação Brasil-Eslovênia.

Beno NOVAK (ESLOVENIA)
Cofundador da Associação Cultural e Artística Qulenium em Ljubljana, Eslovenia.
É formado em Dança Contemporânea e Performance pela Salzburg Dance Academy of Dance (SEAD) tendo aprofundado seus estudos na Tisch Dance (Estados Unidos) e no The Place (Inglaterra).
Em 2017 ajudou Jason Mabana a criar o projeto “Requiem for Aleppo” que foi pensado para arrecadar fundos para ajudar a reconstruir Aleppo, Siria.
Entre 2017 e 2018 dançou no espetáculo “Coal” da Companhia Gary Clark (Inglaterra) o qual recebeu prêmios como  “UK Theater Awards” e Critict Circle National Dance Award”.
 Tem participado da implementação e organização do festival Kalejdoskop em Kranj e em Ljubljana (Eslovênia), e do festival de verão Summer Intensive em Torres Vedras (Portugal).
Além de dançar em diferentes projetos de companhias internacionais ele tem atuado como criador dentro dos seus espetáculos da sua Companhia.

Henrique LIMA (BRASIL)

Henrique Lima é bailarino, coreógrafo e pesquisador natural de Recife (PE), onde iniciou seus estudos de dança em 1991. Fez parte de importantes companhias do cenário nacional e internacional como Balé Popular do Recife, Compassos Cia de Dança, Vias da Dança, Cisne Negro Cia de Dança, Balé Da Cidade De São Paulo, Quasar Cia De Dança, J.Gar.Cia, Companhia Portuguesa De Bailado Contemporâneo (Lisboa), Grua–Corpos de Passagem, Omstrab, Pultz Teatro coreográfico entre outras.
Trabalhou com importantes coreógrafos da cena contemporânea, como Henrique Rodovalho, Rui Moreira, André Mesquita, Mario Nascimento, Jorge Garcia, Patrick Delcroix, Itzik Galili, Nina Botkay. Na África, participou de um processo artístico que somava as danças populares africanas, com dança contemporânea e percussão.
Como coreógrafo, atuou na Companhia de bailado De Ourinhos (STAC e UNTAR), Balé da Cidade de São Paulo (No Toque), Vias da Dança-PE (Só Pó), J.Gar.Cia (Cantinho De Nóis) e Cisne Negro (Vem Dançar). No ano Brasil na França foi responsável por ministrar aulas de capoeira na dança contemporânea. Além de trabalhos com artistas independentes, apresentou nas principais capitais do Brasil e em países como Alemanha, França, Portugal, Paris, Espanha, Chile, Peru, Argentina, Chile, Bolívia, entre outros.

www.encontrocorpo.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

19.10 [sábado] PRÉ ABERTURA CORPO 

19:00h-Exposição Coletiva CORPO
Aline LATA, Alana BRENDELLAR, Amanda MOA, Hiroshi WATANABE,
Lenita PERROY, Marcela TIBONI, Marcelo DELDUQUE, Marina SALLES
na CASA LEBRE​

21:00h-Show de Helena Badari e Luiz Waack {DOM Musical}
na CASA LEBRE

​22.10 [terça-feira]
17:30h – 18:30h-HTPC com Elaine NOGUEIRA

na E.M. Profa. Maria da Graça de Moraes Palombello

23.10 [quarta-feira]
19:00h-Mostra do filme TANZTRÄUME + Bate papo
na CASA LEBRE​

24.10 [quinta-feira]

10:00h- 13:00h – Residência artística com Marina ABIB
no ESPAÇO CULTURAL ENTRANDO EM CENA

15:00h-16:00h – Oficina Brincar de Circo com Jaqueline GOMES, Mika RODRIGUES e Nicole  CARVALHO
na E.M. Profa. Maria da Graça de Moraes Palombello 

16:00h – Oficina de Hip Hop com William PIRES
na E.E. Prof. Paulo Silva

18:00h – HTPC  com Elaine NOGUEIRA
na E.E. Prof. Paulo Silva

19:00h – Abertura Exposição Memória do Esquecimento de Silvia MACHADO
na INDIGO ARTE

20:00h – SARAU com apresentações de Mika RODRIGUES, Raoni XAVIER
Stteferson LIMA, Thaissa GOMORY, André LIZA e Willian PIRES
na ÍNDIGO ART

25.10 [sexta-feira] 

10:00h – 13:00h – Residência artística com Beno NOVAK
no ESPAÇO CULTURAL ENTRANDO EM CENA

20:00h – Espetáculo O Último Dia com Henrique LIMA
na USF

26.10 [sábado]

10:00- 13:00 – Residência artística com Henrique LIMA
no ESPAÇO CULTURAL ENTRANDO EM CENA

20:00h – Espetáculo 400 RABBITS (400 COELHOS)
com Marina ABIB e Beno NOVAK
na USF

27.10 [domingo] 

10:00h – 14:00 – Residência artística com Marina ABIB
na FAZENDA SERRINHA

19:00h –  Espetáculo/apresentação Residentes
Ana Carolina ARANTES, André LIZA, Claudenice EDUARDO,
Chris ALCANTRA, Elaine NOGUEIRA, Fabiana BARBOSA, Gabriel LUCAS,
Helena RUSCHEL, Henrique BALLEIRAS, Jaqueline GOMES, João EDUARDO,
Julia TOLENTINO, Kelly CHERETTI, Maria Fernanda CARMIGNOTTO,
​Mika RODRIGUES, Nicole  CARVALHO, Sthefferson LIMA, Thaís NAOMI,
Thaissa GOMORY, Vanessa BONANDI, William PIRES
na CASA LEBRE

21:00h – Show de Vitor LOPES
na CASA LEBRE

 

SOBRE A CASA DO MOVIMENTO

CASA é onde está o nosso MOVIMENTO.
Acreditando nisso nasceu a CASA DO MOVIMENTO, lugar itinerante que produz e abraça projetos bombásticos e potentes prezando sempre pela qualidade e intensidade das trocas entre as pessoas. São projetos que passam pelo mundo das artes cênicas e do corpo. Sediada em São Paulo a CASA DO MOVIMENTO é uma parceria entre a produtora cultural Vera Abib e a artista Marina Abib que resolveram expandir suas produções para parcerias nacionais e internacionais, viabilizando assim projetos de trocas entre artistas de diferentes áreas e nacionalidades.

 

SOBRE CASA LEBRE

A Casa LEBRE funciona como um escritório que desenvolve projetos de arte e educação além de manter uma pequena Galeria, e uma Lojinha {Livrariazinha + Brechó}.
A Casa abre suas portas, pelo menos uma vez por mês, para receber uma Programação Cultural gratuita.
A Lebre pretende catalizar novos projetos, conectar pessoas e contribuir para o cenário artístico e cultural da cidade.

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação

 

Foto: Divulgação