BJD
29 máx 17 min
BragançaPaulista18 Fev 2018


Esporte


Vai ser dada a largada: Começa hoje o Paulistão 2018
Por Silvio Loredo   Quarta-Feira,  17 JAN 2018
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 O Paulistão 2018 será disputado pela 117ª vez em sua história. Novamente 16 equipes estarão em ação, divididas em 4 grupos com 4 equipes cada.

Na primeira fase, que inicia nesta quarta-feira, 17, as equipes de um grupo enfrentam todas as equipes dos demais grupos, em turno único, totalizando 12 (doze) jogos para cada e classificando-se, para as quartas de final, os dois primeiros colocados de cada grupo.

Terminada esta primeira fase, as duas equipes que tiverem somado o menor número de pontos, serão rebaixadas para a Série A2 de 2019.

A fase de quartas de final, programada para os dias 17, 18, 21 e 22 de março, será disputada pelos oito classificados, em dois jogos (ida e volta). Os vencedores avançam para a semifinal, que será disputada entre os dias 24, 25, 28 e 29 de março, com a seguinte composição: 1º colocado na classificação geral x 4º colocado; 2º colocado x 3º colocado.

Os vencedores da semifinal disputam o título, também em dois jogos, estando os mesmos programados para os dias 01 e 08 de abril. Nas partidas das quartas de final, semifinal e final, a equipe que tiver obtido a melhor campanha na soma de todas as fases anteriores da competição, realiza a primeira partida na condição de visitante e a segunda partida como mandante.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Caso haja empate de pontos entre dois ou mais clubes na primeira fase, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem: Maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio público na sede da FPF.

A partir das quartas de final prevalece o saldo de gols nos jogos de ida e volta. Persistindo a igualdade, a partida do returno será decidida através de disputa de penalidades máximas.

Os clubes poderão inscrever 26 atletas, sendo, entre eles, obrigatoriamente três goleiros. O prazo do registro para a primeira rodada se encerrou no dia 10 de janeiro, no entanto, registros adicionais serão permitidos até 23 de fevereiro.

Atletas formados nas categorias de base do clube poderão ser inscritos em número ilimitado. Os dois primeiros colocados (campeão e vice) e o campeão do Troféu do Interior (equipes classificadas do 9º ao 14ª lugar ao término da primeira fase) ganham o direito de disputar a Copa do Brasil de 2019. Os três clubes melhores classificados que não estejam em nenhuma divisão do Campeonato Brasileiro terão vaga na Série D de 2018.

JOGOS DA PRIMEIRA RODADA

HOJE - Quarta-feira, 17 horas, em Campinas - Red Bull x Ferroviária. 19h30, em Sorocaba - São Bento x São Paulo; em Lins - Linense x Santos; em Itu - Ituano x São Caetano; em Novo Horizonte - Novorizontino x Mirassol; 21h45, no Pacaembu, em São Paulo - Corinthians x Ponte Preta.

AMANHÃ - Quinta-feira, 19h30, no Allianz Parque, em São Paulo - Palmeiras x Santo André; em Bragança - BRAGANTINO x Botafogo.