BJD
23 máx 13 min
BragançaPaulista30 Jul 2014


Esporte


PAT local passa integrar Sistema Nacional de Emprego
Por Da redação   Terça-Feira,  27 SET 2011
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Bragança Paulista, gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, passa a partir desta semana a integrar o Sistema Nacional de Emprego (Sine). “Com este novo sistema, nós paramos de alimentar o sistema estadual e migramos os dados e cadastros para sistema mais amplo, em âmbito nacional”, explicou Polidora Lenídia Souza Pereira, diretora do PAT, na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro.

“A partir desta segunda-feira será necessário que os empregados e empregadores que tenham cadastro conosco ou que pretendam ter, que se dirijam ao PAT para atualizarmos dados, antes de migrarmos as informações para o Sine. Com este sistema, os candidatos a uma vaga de trabalho e o empregador, podem buscar as informações sobre suas necessidades em todo o País”, acrescentou.

Além dos serviços de cadastramento dos candidatos a uma vaga de trabalho, da emissão da Carteira de Trabalho, do Seguro Desemprego, da intermediação de mão-de-obra para empresas, do Programa de Apoio ao Deficiente Físico (Padef) que busca trabalho e do apoio aos egressos para inserção no mercado de trabalho, o PAT tem o “Time do Emprego”. Este consiste em reunir os candidatos a uma vaga de trabalho em uma jornada de palestras e dinâmicas em grupo, com orientações e dicas de como procurar um emprego e qual a postura diante do entrevistador e outras.

“No momento estamos na fase final de uma destas jornadas, com um grupo que se reúne todas as terças-feiras, durante 12 semanas, na sede do Tiro de Guerra. Nas próximas duas semanas deveremos encerrar esta etapa e já aceitamos novas inscrições. As reuniões ocorrem uma vez por semana, durante três horas. O candidato recebe material didático gratuito, fornecido pelo Estado. Uma vez ao ano realizamos um levantamento para saber quantos ainda não arrumaram o emprego. No ano passado, ao final do ano, todos os que participaram estavam empregados”, comentou.

O “Time do Emprego” está com vagas abertas para próximas turmas e, de acordo com Polidora, todas as pessoas com idades acima de 16 anos podem se inscrever.

Para o novo cadastro ou se inscrever no “Time do Emprego”, os interessados devem procurar o atendimento do PAT, à Rua José Guilherme, 432, Centro.