BJD
29 máx 17 min
BragançaPaulista18 Fev 2018


Cidade


Bragança Paulista pode se tornar a ‘Capital Nacional da Linguiça Artesanal’
Sábado,  10 FEV 2018
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 Passados mais de 100 anos desde que foi produzida pela primeira vez, a linguiça artesanal de Bragança Paulista deverá render ao município o título de ‘Capital Nacional da Linguiça Artesanal’. Um projeto de lei com essa finalidade tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Apresentado pelo deputado federal Herculano Passos (PSD/SP), que é presidente da Frente Parlamentar do Turismo do Congresso Nacional, o PL 9465/2018 foi apresentado nesta semana e aguarda despacho da Presidência da Câmara, que definirá em quais comissões irá tramitar.

Bragança Paulista promove a já tradicional Festa da Linguiça, que reúne cerca de 30 mil participantes e na qual são consumidos mais de mil quilos do produto.

Há várias versões sobre a história da linguiça bragantina. Numa delas, o historiador José Roberto Vasconcellos conta que uma senhora italiana, de nome Palmira Boldrini, que residia próximo ao Hotel Bragança, iniciou a comercialização de uma linguiça, tipo caseira, feita de pernil de porco, que ficou conhecida na época como ‘linguiça da dona Palmira de Bragança.

Nas décadas de 20 e 30, caixeiros-viajantes que vinham a Bragança Paulista, levavam o produto para outras cidades sob encomenda ou para presentear os amigos. E a fama da linguiça cresceu. Nessa época, Bragança era um dos maiores centros de processamento de carne e banha suína do estado.

“O título de Capital Nacional, dará mais destaque ao município e, com certeza, impulsionará a divulgação da qualidade reconhecida do produto, atraindo investimentos e turismo, além de dar justo reconhecimento à identidade cultural local associada ao produto e à sua história”, justificou o deputado Herculano em seu projeto.

Atualmente, a linguiça artesanal é uma importante atividade econômica do município e também tem sido adotada como elemento de identificação para a estruturação turística.