BJD
29 máx 16 min
BragançaPaulista24 Fev 2018


Cidade


Conseg quer se aproximar dos jovens em 2018
Sexta-Feira,  02 FEV 2018
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) realizou sua primeira reunião em 2018 na noite da última quarta-feira, 31 de janeiro, no auditório do Complexo Integrado de Segurança e Monitoramento (CISEM). Uma das principais metas do conselho para este ano será se aproximar dos jovens, principalmente através de palestras nas escolas.

“Vamos procurar fazer palestras nas escolas a partir deste retorno às aulas, explicando a importância das forças de segurança e de como a vida em sociedade pode ser melhor. Infelizmente, boa parte da juventude hoje perdeu as referências, os princípios e os valores. Não têm educação de berço, nem dão importância aos estudos.

Consequentemente, têm mau gosto. Exaltam bandidos e veem as polícias como inimigas. É preciso mudar esse quadro. Precisamos trazê-los para o lado do bem”, afirmou o presidente do Conseg, Ézio Bernardo de Castro.

Alguns munícipes também participaram da reunião e fizeram reclamações pontuais sobre alguns bairros, principalmente em relação a tráfico de drogas, que desencadeiam também outros crimes nessas localidades. O tráfico de drogas nas proximidades das escolas também foi tema de discussão. Foram esclarecidas algumas dúvidas quanto ao atendimento do 190 e do projeto vizinhança solidária da Polícia Militar.

Participaram da reunião líderes das forças de segurança pública, como o delegado Sandro Montanari, diretor da Central de Polícia Judiciária (CPJ) da Polícia Civil; os sargentos Eduardo Santana, da Polícia Militar, e Daniel Inajar Arantes, do Corpo de Bombeiros; Alexsandro Olegário da Silva, chefe da Divisão de Segurança Municipal, entre outros convidados, como o presidente da 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Bragança Paulista, Rodrigo de Salles Siqueira, e a vereadora Rita Leme.

Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais.

Cada conselho é uma entidade de apoio às polícias do Estado. As reuniões ordinárias de cada conselho são mensais, realizadas normalmente no período noturno, em imóveis de uso comunitário, segundo uma agenda definida por período anual.

Em Bragança Paulista, as reuniões do Conseg ocorrem mensalmente nas últimas quartas-feiras de cada mês. A próxima reunião está prevista para 28 de fevereiro, na sede da OAB do município. A população é conclamada a participar.