BJD
31 máx 19 min
BragançaPaulista17 Jan 2018


Cidade


Corpo de Bombeiros e Polícia Militar entregam diplomas e presentes de Natal em encerramento de atividades educacionais
Sábado,  23 DEZ 2017
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 Muito além do policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, no caso da Polícia Militar, e da atuação em emergências de incêndio, salvamento e resgate, no que diz respeito ao Corpo de Bombeiros, essas instituições, no cumprimento do dever social, desenvolvem no município e na região, uma série de atividades voltadas à cidadania com crianças e adolescentes de escolas públicas.

Ao longo do mês de dezembro, alunos que se destacaram no projeto Bombeiro Educador receberam de presente de Natal bonecos mascotes do Corpo de Bombeiros. Entretanto, mais importante que o presente, foram os certificados de participação no projeto, realizado no 2º semestre de 2017 em parceria com a Secretaria de Educação de Bragança Paulista. Seis escolas municipais foram escolhidas para participar do projeto piloto.

Durante o período foram desenvolvidas atividades de prevenção a acidentes, primeiros socorros e prevenção e combate a incêndios. O projeto foi realizado pelo 1º Sargento PM Daniel Inajar Arantes Centofante e o Soldado PM Wesley Rodrigo Lopes, do Posto de Bombeiros de Bragança Paulista.

Durante o mês de Dezembro, 591 alunos receberam os certificados de participação no projeto, nas seguintes instituições: ECOA, 131 crianças; E.M. Maria Losasso, 78 crianças; E.M. Francisco Murilo, 132 crianças; E.M. João Rizzardi, 52 crianças; E.M. Padre Donato, 77 crianças; E.M. Haydee Marçal, 68 crianças e E.M. Lúcia Helena Pugiali, 53 crianças. Para 2018 o Corpo de Bombeiros espera ampliar o projeto e com isso aumentar o número de alunos participantes.


Grupos de dança, exposições de artes e o Papai Noel compuseram o cenário do Natal
em escolas atendidas pelos programas Proerd e JCC, da Polícia Militar


Já a Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à violência (Proerd) e do programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC), comandados pela Cabo PM Daniele Nunes e Cabo PM Janaína Mathias, em mais um ano realizaram, em Bragança Paulista e região, uma série de atividades auxiliares na educação, cultura e lazer, nos aspectos relacionados à prevenção criminal juvenil, às drogas e à violência.

Os projetos são destinados a colaborar na orientação, estudos, trabalhos e atividades diversas, abrangendo a área criminal e sua respectiva prevenção, no ambiente escolar e nas comunidades, desenvolvendo a promoção da cidadania.

Em algumas das escolas atendidas foram apresentadas atividades alusivas ao Natal, como danças, exposições de artes e a presença do Papai Noel.

Em dezembro, através de parcerias com as associações de moradores, como do Jardim América e Jardim das Palmeiras, foram promovidas arrecadação e distribuição de brinquedos em comunidades carentes.

“Contamos ainda com a administração da Igreja Santa Rita de Cássia que nos sede o local para o festejo natalino, através da Dona Terezinha. Este ano, com a chegada da Cel Soraya ao batalhão, tivemos a grata surpresa de receber a doação de cerca de 1.200 brinquedos arrecadados pela ONG Exército da Salvação.

Parte desses brinquedos será direcionada às crianças da zona rural. A equipe gestora da Escola Estadual Siles Coli também nos auxilia na organização de nossa festa natalina com a distribuição de cerca de 400 brinquedos e para as famílias mais carentes algumas cestas básicas doadas por outros colaboradores.

Não podemos deixar de agradecer nossa comandante de batalhão Cel Soraya e nosso Comandante da 1° Cia, Capitão Hamilton Busato, por nos apoiarem e acreditarem nesse projeto tão especial, Natal Solidário, que além de promover a solidariedade entre as pessoas, aproxima a Polícia Militar da comunidade”, comentaram as coordenadoras do programa.