BJD
33 máx 20 min
BragançaPaulista18 Jan 2018


Cidade


Em Campinas, mais uma edição do Clube do Leitão
Quarta-Feira,  06 DEZ 2017
Versão para impressão
Tamanho dos carácteres

 Na manhã de segunda-feira, 4, suinocultores de Bragança Paulista se destacaram no tradicional encontro do Clube do Leitão da Associação Paulista de Criadores de Suínos (APCS), em Campinas, que reuniu autoridades, produtores e criadores, do Estado de São Paulo.

Durante o evento foram realizadas palestras, cursos e oficinas voltadas às tecnologias de produção e inovação no setor, comercialização e preparação do produto para consumo. Ainda foram apresentadas iniciativas que vem fazendo a diferença no ramo da suinocultura, como a do município de Capão Bonito, o primeiro a promover inclusão da carne suína na merenda escolar.

Na oportunidade, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, reiterou o trabalho de modernização na suinocultura e os avanços no tratamento de resíduos. Foram tratados ainda de assuntos como selo de qualidade suíno paulista, a ampliação do consumo, os preços e qualidade do produto.

A secretária municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios, Gislene Bueno, acompanhou os produtores bragantinos e levantou as novidades desenvolvidas no setor para compartilhar com outros produtores ou potenciais produtores de Bragança Paulista. Gislene destacou a importância de eventos como esse e da satisfação em ver que o município tem se destacado na suinocultura.

O Brasil é o maior exportador de proteína animal no mundo. Bragança Paulista é referência na produção de linguiças artesanais, derivadas da carne suína, e na ocasião suinicultores da cidade se destacaram pela produção e manuseio do produto, assim como no gerenciamento dos resíduos gerados na produção.

O Clube do Leitão da APCS é um momento de encontro e debate sobre a carne suína, criado há mais de quinze anos. O evento tem o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS).

Participaram do evento, suinocultores de diversas cidades do estado de São Paulo, representantes dos municípios, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim e superintendente do Ministério da Agricultura em São Paulo, Francisco Jardim.